Setor Automotivo

Falta de componentes faz Toyota parar produção novamente

Suspensão na linha de montagem do Corolla sedã em Indaiatuba (SP) será estendida por mais quatro dias

redacao-ab
Redação AB
  • 10/03/2022 - 19:33
  • um minuto de leitura

    A Toyota terá de “esticar” a suspensão da produção do Corolla no Brasil por mais quatro dias. Em comunicado divulgado no início da noite desta quinta, 10, a marca japonesa informa que a linha de montagem do sedã médio em Indaiatuba (SP) continuará paralisada entre os dias 14 e 18 de março. O vilão da história, mais uma vez, é a falta de componentes.

    A montadora já havia suspendido a fabricação do Corolla na unidade paulista esta semana, também devido à carência de peças. Porém, a previsão era de que a produção voltasse ao normal na próxima segunda, 14. Só que o fornecimento de insumos continua irregular.

    Segunda paralisação em seis meses

    Essa é a segunda vez que a Toyota para sua produção em Indaiatuba nos últimos seis meses - por lá, a unidade só produz o Corolla. Em outubro, a fábrica interrompeu a linha de montagem do sedã por 10 dias, também devido à falta de componentes, em especial semicondutores, que afeta a indústria automobilística global desde o início da pandemia de Covid-19.

    A Toyota diz que a paralisação será temporária e que a produção será retomada no dia 21 de março. A fabricante também afirma que as demais unidades no país, em São Bernardo do Campo, Porto Feliz e Sorocaba, todas em São Paulo, permanecem com suas atividades normais.

    “Apesar de todos os esforços que temos realizado ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia de Covid-19, uma parada neste momento é inevitável”, diz a marca, em comunicado.