Open banking

Por G1


Entenda o que é Open Banking

Entenda o que é Open Banking

O Banco Central (BC) pretende terminar em 2021 a maior parte da implementação do open banking no Brasil. O termo em inglês faz referência a "Sistema Financeiro Aberto", em que os dados de clientes são padronizados e compartilhados para que os produtos e serviços bancários atendam às necessidades do público de forma personalizada.

O G1 preparou um apanhado de respostas para as principais dúvidas sobre o tema. Mas queremos saber quais dúvidas ainda precisam ser explicadas aos nossos leitores.

Tem dúvidas sobre o open banking? Basta enviar sua pergunta em áudio ou vídeo para o VC no G1.

LEIA MAIS

Open Banking (ou Sistema Financeiro Aberto) é um sistema de compartilhamento de dados financeiros de forma padronizada. Em uma única plataforma integrada e segura (API), as diferentes instituições financeiras têm acesso a dados de clientes para oferecer produtos e serviços personalizados e mais vantajosos para cada caso.

Tudo deve ser feito com autorização expressa do cliente, que decide que dados são compartilhados, com quem e por quanto tempo. Segundo o BC, a integração pode melhorar a avaliação de crédito e estimular a competição no sistema financeiro, com produtos mais adequados e baratos.

A ideia é oferecer soluções sob medida e com preços mais atrativos para a necessidade do cliente, com base nos dados de consumo, renda e transações financeiras.

Open banking permite o compartilhamento de dados entre instituições financeiras

Open banking permite o compartilhamento de dados entre instituições financeiras

Quais são as fases do open banking?

Para que tudo seja feito com tranquilidade, o BC separou em quatro fases. Confira infográfico abaixo:

Open Banking no Brasil — Foto: Arte/G1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!