Mobility Now

Para CEO da VW, corrida pela liderança em carros elétricos contra Tesla será acirrada

Herbert Diess admitiu ainda que a concorrente norte-americana é mais forte do que esperava

redacao-ab
Redação AB
  • 09/05/2022 - 17:19
  • um minuto de leitura

    O CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess disse na segunda-feira, 9, que a companhia enfrenta um caminho difícil para atingir sua meta de ser a líder mundial em venda de elétricos em 2025, admitindo que a Tesla é mais forte do que o esperado. A informação foi publicada pela agência Automotive News Europe.

    "Será uma corrida acirrada, mas não vamos desistir dela", disse o CEO na conferência Financial Times Future of the Car 2022.

    "Devo dizer que não esperávamos que nosso principal concorrente dos EUA fosse tão rápido e bem preparado", acrescentou.

    No ano passado, o executivo foi alvo de críticas por comparar a Volkswagen com a Tesla em várias ocasiões e ao destacar a velocidade com que a empresa de Elon Musk tem se instalado na Europa para acirrar a concorrência com a montadora alemã. Neste ano, a montadora do Vale do Silício abriu sua primeira gigafábrica europeia, perto de Berlim.

    Apesar de reconhecer que a disputa será dura, o CEO da Volkswagen apontou ainda que a Volks pode ultrapassar a Tesla e ser a número 1 do mundo até 2025, apontando para sua maior oferta de produtos, cobrindo de carros elétricos populares a modelos premium.

    Além da Tesla, Volks concorre com o setor de tecnologia

    Esta não é a primeira vez que o Diess reconhece a importância da Tesla no novo contexto do setor automotivo. Recentemente, o CEO da Volkswagen falou que os principais concorrentes da companhia não são as outras montadoras, mas empresas de tecnologia como Google, Apple, Foxconn (fabricante do iPhone) e, claro, a Tesla.

    Em post nas redes sociais, o executivo apontou que o sucesso da atual estratégia da empresa dependerá da capacidade de responder com agilidade à chamada concorrência assimétrica, configurada por empresas que, apesar de terem perfis e recursos diferentes, disputam o mesmo mercado e buscam resultados semelhantes.