Setor Automotivo

Aplicativo de realidade aumentada agiliza produção da Volvo no PR

Solução desenvolvida pela ABB projeta imagens na linha de montagem

vitor
Vitor Matsubara
  • 05/05/2022 - 10:48
  • 57 segundos de leitura
    
             Aplicativo projeta imagem de célula robótica na área de produção

    A Volvo Trucks está utilizando um aplicativo de realidade aumentada para ajudar no desenvolvimento de novos projetos.

    O ABB RobotStudio Augmented Reality Viewer permite que os funcionários visualizem o design de uma célula robótica na área de produção por meio de um smartphone ou tablet.

    Segundo a ABB, a tecnologia permite "reduzir o tempo e os custos de engenharia usando simulações para orientar o projeto das células, ao mesmo tempo em que melhora a colaboração em toda a empresa".

    O aplicativo usa a Realidade Aumentada para sobrepor designs de modelos criados no RobotStudio em um ambiente real de produção. Isso faz com que os usuários entendam o tamanho e a escala de um robô ou célula robótica e como ele pode ser adaptado nas estruturas existentes.

    Melhorias na produção

    Além disso, as equipes de engenharia podem acelerar o processo de design e melhorar a colaboração entre os membros da equipe, aponta a fabricante.

    Ainda de acordo com a ABB, o uso da animação sobreposta para "virtualizar e simular a operação do robô ajudou a identificar problemas como cabos e componentes que podem precisar de testes adicionais e alterações de design". Essas mudanças, aliás, podem ser feitas no software RobotStudio baseado em PC.

    Para áreas com pouquíssimo espaço para implementar novos equipamentos, como nas instalações da oficina de pintura da Volvo, a ABB aponta que o aplicativo permitiu que os engenheiros otimizassem o projeto da célula com base no espaço disponível e em outros fatores, como parte da segurança.