Setor Automotivo

Toyota concede reajuste salarial pela inflação

Negociação em São Bernardo do Campo prevê inclusão de vale-refeição e manutenção de benefícios sociais

redacao-ab
Redação AB
  • 30/09/2021 - 16:36
  • | Atualizado há 2 anos, 6 meses
  • um minuto de leitura

    Advertisement

    Os funcionários da Toyota em São Bernardo do Campo (SP) aprovaram na quarta-feira, 29, o acordo salarial negociado entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que concede reajuste pela inflação do INPC, que foi de 10,42%, além da inclusão de vale-transporte e da renovação de todas as cláusulas sociais vigentes.

    No acordo coletivo também foi incluída uma cláusula que estipula a preferência para contratação de funcionários vacinados a partir de janeiro de 2022. 


    - LEIA TAMBÉM
    > Por falta de chips, Renault prepara PDV e lay-off na fábrica do Paraná


    Os termos negociados prevêem que o reajuste dos salários será feito de forma retroativa, a partir de 1º de setembro, e que o vale-alimentação será pago a partir de novembro.

     “A conquista do vale-alimentação é muito significativa, pois se trata de um ganho real. Diante do aumento do custo de vida e da alta nos alimentos, essa quantia vai aliviar um pouco o orçamento”, comemorou Wellington Messias Damasceno, diretor dos Metalúrgicos do ABC. “A Toyota teve coerência, fez a revisão dos números a partir do seu planejamento de produção e venda e valorizou o esforço dos trabalhadores.”

    O sindicato diz que, depois da aprovação do acordo com a Toyota, está dando como encerradas as negociações de campanha salarial com as montadoras neste ano.

     “Há cerca de 20 dias os trabalhadores aprovaram o acordo na Scania. Já na Volks e Mercedes-Benz não houve negociações de campanha salarial este ano, pois em ambas ainda estão em vigência os acordos de longa duração aprovados no ano passado”, informa o sindicato.