Logomarca Indústria 4.0

SolidWorks 2022 teve 70% do investimento focado em desempenho e qualidade

Impulsionadas pela pandemia, as vendas da solução em nuvem da Dassault Systèmes, da qual a SolidWorks está integrada, cresceram 518% na América Latina em 2021.

Por: Karina Pizzini/ CIMM      29/09/2021 

Todo ano a Dassault Systèmes lança uma nova versão do software de design SolidWorks. A versão mais recente, lançada na última semana, atende, mais uma vez, o pedido da comunidade SolidWorks e se baseia em 3 pilares centrais: smarter, faster e together; ou seja, mais inteligente, mais rápido e juntos, ou melhor, colaborativo.

Como de praxe, a SolidWorks se baseia no feedback da comunidade para lançar suas novas versões. Neste ano, a versão 2022 atende a uma solicitação que foi destaque, também, para a comunidade SolidWorks brasileira e latino-americana.

"Usuários que a cada ano pegam as centenas de novidades das versões e acabam aplicando uma ou outra, mas não conseguem aplicar todas, falavam para nós: ‘Minha sugestão é que vocês façam o seguinte, peguem uma versão única e melhorem o desempenho’”, contou Marcelo Hendler, Senior Technical Manager, Dassault Systèmes. 

E foi isso que eles fizeram.

Da versão de 2019 para 2020, 60% dos investimentos para a nova versão foram destinados à qualidade e ao desempenho. De 2020 para 2021, para o lançamento do SolidWorks 2022, a porcentagem subiu para 70%. 

“Ou seja, 70% de todo o investimento do desenvolvimento dos produtos SolidWorks dizem respeito à qualidade e desempenho, porque era justamente o que os usuários estavam dizendo para gente: ‘Tudo que eu preciso já está ali, agora o que eu preciso é que seja tudo mais rápido’”, disse Hendler.

3DExperience e a pandemia

Ano após anos, a Dassault Systèmes ressalta os esforços dedicados a sua plataforma de negócios colaborativa 3DExperience. No entanto, a pandemia exigiu ainda mais eficiência para o trabalho colaborativo de qualquer lugar. 


Continua depois da publicidade


“A 3DExperience, extremamente conectado com esse ambiente SolidWorks, faz com que, independente de onde esses engenheiros estejam trabalhando com SolidWorks, eles possam trabalhar de uma forma conectada”, explicou Hendler. “É até estranho chamar de conexão, porque ela é quase que nativa ao trabalho, que permite colaboração, trabalho remoto, armazenamento de trabalho em nuvem…”.

Toda a gestão dos negócios, pode ser realizada na plataforma, inclusive com produtos como o SolidWorks 2022. “Acaba sendo um escritório virtual onde se faz tudo”, complementa Mario Belesi, Diretor da SolidWorks for Latin America, Dassault Systèmes, destacando que até mesmo o agendamento de reuniões pode ser realizado pela plataforma.

Essa habilidade de integração da plataforma é especialmente importante para os brasileiros, uma vez que seguimos em modo de trabalho remoto, ainda sob os riscos da pandemia de Covid-19. 

A plataforma oferece, diz Hendler, uma capacidade de trabalho a partir de uma mesma ferramenta, com mais desempenho e com o mesmo equipamento de hardware. “...Independente de onde a pessoa esteja, sem nenhum tipo de pré-configuração de sistema de TI, como VPN ou acesso remoto e etc., simplesmente com uma nuvem segura. É onde a gente entende que pode ser muito aplicado à realidade brasileira. É muito aderente a esse momento”, comenta Hendler.

A pandemia também acelerou a colaboração na nuvem e a própria computação na nuvem, elevando drasticamente as vendas da solução de nuvem da Dassault Systèmes, o 3DExperience Works Cloud Solutions, no qual o SolidWorks está integrado. E os números provam isso e provam, também, a urgência do mercado latino-americano para responder à pandemia. 

O business de nuvem da empresa cresceu 518% no faturamento de janeiro a agosto de 2021, em relação ao mesmo período no ano passado. 

“Há três anos ainda falávamos de soluções desktop, havia soluções de colaboração, mas local. Com a evolução da tecnologia e a vinda da 3DExperience, nós disponibilizamos isso tudo na cloud, essa continuação da entrega de tecnologia permite que os clientes tenham a opção de se manter na versão desktop ou na versão colaborativa na nuvem - maior tendência de mercado hoje”, destaca Belesi.

Para se ter uma ideia, a solução desktop cresceu 30%, no mesmo período, de janeiro a agosto de 2021. “Crescer 30% esse ano, enquanto ainda estamos em casa, é extraordinário”, celebra Belesi. Para reforçar seu ponto, o executivo destaca ainda que o número de certificações do portfólio da nuvem foi 45 vezes maior do que o mesmo período em 2020.

No início da pandemia, a empresa percebeu que a demanda do mercado continuaria a mudar e se preparou para atender os clientes conforme as medidas de isolamento avançavam. “A gente investiu muito em plataforma de treinamento e certificação, para que todos tivessem a capacidade de suportar essa demanda diferente, de um mercado que tinha mudado”, comenta Hendler.

O SolidWorks disponível em nuvem, via plataforma 3DExperience, permite que os usuários usufruam de outros produtos do portfólio de forma adicional e cooperativa no desenvolvimento de qualquer projeto. A plataforma inclui outros produtos de diferentes frentes de trabalho para um ciclo de vida e desenvolvimento completo do produto: Design e Engenharia, Governança e Gestão, Simulação, Manufatura, Marketing e Vendas.

Confira as todas as novidades do SolidWorks 2022


Gostou? Então compartilhe: