Setor Automotivo

Cummins revela novo motor de 15 litros a hidrogênio

Conjunto que usa tecnologia de combustão zero emissões deve entrar em produção em 2027

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Vitor Matsubara
  • 11/05/2022 - 18:11
  • 3 minutos de leitura
    
             Novo motor X15H é uma das cartadas da Cummins no plano de zerar emissões de poluentes

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    A Cummins Inc. apresentou nesta terça-feira (11) um novo motor a hidrogênio de 15 litros. A revelação aconteceu durante a Advanced Clean Transportation (ACT Expo), em Long Beach, na Califórnia.

    Segundo a empresa, o motor X15H faz parte de uma nova plataforma independente de combustível da Cummins. Esta versão tem a produção total prevista para 2027 e combina combustível de hidrogênio limpo com zero carbono. 

    “Estabelecemos metas significativas como parte de nossa estratégia de sustentabilidade PLANET 2050, incluindo uma meta de zero emissões. De acordo com a empresa, o plano "inclui metas quantificáveis para 2030 e aspirações visionárias de longo prazo para 2050".

    "Reduzir as emissões de carbono do poço à roda requer inovação de fontes de energia e soluções de energia. Embora os casos de uso de motores elétricos de bateria e célula de combustível sejam promissores, o emparelhamento de hidrogênio verde na tecnologia comprovada de motores de combustão interna fornece um importante complemento para futuras soluções de emissões zero”, declarou Srikanth Padmanabhan, presidente de Negócios de Motores da Cummins Inc. 

    Os primeiros testes da tecnologia de combustão interna de hidrogênio foram realizados pela Cummins em julho de 2021 e a empresa diz que os resultados iniciais foram "impressionantes", atingindo as metas de potência e torque de produção (torque superior a 111,9 kgfm e 290 cv do motor para serviço médio). De acordo com a própria Cummins, os "testes adicionais nos protótipos mais avançados começarão em breve". A meta da companhia é aproveitar a ampla presença global de fabricação para escalar a produção rapidamente.

    A Cummins acredita que a adoção de veículos movidos a motor a hidrogênio pode ser impulsionada pela "alta maturidade da tecnologia, baixo custo inicial, alcance estendido do veículo, abastecimento rápido, uniformidade de instalação do trem de força e familiaridade do usuário final".

    Tecnologias para um futuro mais 'verde'

    Além do novo motor X15H, a Cummins exibiu outras tecnologias que podem contribuir na redução de emissões de poluentes:

    X15N: o motor oferece tamanho e peso reduzidos em comparação com o diesel, além de curvas de potência e torque quase idênticas. Construído com base em 30 anos de experiência na produção de motores a gás natural, esta solução começa a ser produzida nos EUA em 2024.

    B6.7 Propano:  este motor é a primeira plataforma de ignição por faísca turboalimentada para serviços médios da indústria para combustíveis propano. Aproveita o legado da lendária plataforma da série B da Cummins e oferece durabilidade e desempenho semelhantes a um motor a diesel. Outro atrativo é o custo total de operação menor do que qualquer motor de propano no mercado. O motor B6.7 Propano visa a certificação de NOx ultrabaixo no lançamento, atendendo aos regulamentos de emissões da EPA e CARB para 2024 e 2027.

    Sistemas de Combustível Cummins Clean Fuel Technologies: as configurações de sistema de combustível de gás natural integram-se a vários equipamentos de fábrica de carroceria e incluem sistemas de montagem na traseira da cabine, dianteira da carroceria, montagem lateral, montagem no teto e montagem na tampa traseira. As aplicações de caminhões incluem lixo, estrada, construção, porto e entrega de bebidas, entre outras.

    Protótipo Elétrico de Célula de Combustível: o sistema de energia elétrica de célula de combustível e bateria é projetado para aplicações profissionais, como operações de entrega urbana, transporte portuário e movimentação de contêineres terminais. O caminhão usa um trem de força elétrico, que é alimentado por baterias de alta tensão e motores de célula de combustível.

    O sistema opera os motores duplos de célula de combustível e gerencia dinamicamente a carga das baterias de alta tensão conforme exigido pelas demandas de carga de energia da operação do veículo.

    O armazenamento de energia é realizado em sete tanques de combustível de hidrogênio, que resultam em um total de 32 kg de gás hidrogênio comprimido a 350 bar. O sistema é equipado com sete baterias de alta tensão (cada uma com 53,4 kWh de capacidade), proporcionando um alcance de aproximadamente 200 milhas - ou 320 km.

    Trator Terminal com PowerDrive 8000: o sistema elétrico a bateria foi projetado para alimentar aplicações de tratores terminais nos mercados portuário, intermodal e de distribuição. Os componentes incluem um único motor de tração de acionamento direto, um sistema de gerenciamento térmico do módulo de controle do sistema e baterias BP30E, que foram projetadas para atender às necessidades dos ciclos de trabalho do trator terminal. Caso seja necessária uma carga, o veículo é compatível com carga rápida e obtém 85% de carga em apenas 45 minutos.

    Ônibus escolar elétrico a bateria: conhecido como Blue Bird, o ônibus já tem mais de 450 unidades circulando pelos Estados Unidos. Sua grande vantagem está no menor custo de manutenção comparado com os ônibus movidos a combustão, além - obviamente - da emissão zero quando em uso.