Caoa Chery transforma Jacareí em centro de importação de híbridos

Unidade servirá como centro de preparação de parte de sua nova oferta de veículos

bruno
Bruno de Oliveira
  • 15/06/2022 - 10:02
  • um minuto de leitura

    A Caoa Chery já tem planos de curto prazo para a fábrica de Jacareí (SP), que teve sua produção suspensa até 2023. Ainda este ano ela será utilizada como unidade de preparação de parte dos veículos híbridos importados da China que integram a nova oferta da empresa no mercado brasileiro.


    Leia também:
    Caoa Chery vai produzir só SUVs híbridos no Brasil
    Caoa Chery Jacareí: um até logo ou um adeus?


    De acordo com Marcio Alfonso, vice-presidente de operações da Caoa, os modelos importados passarão por processos de validação que são praxe no país, como por exemplo verificação de itens de segurança segundo normas do Inmetro e, também, de emissões, antes de seguirem para as concessionárias. 

    As operações começam com os modelos Arrizo 6 Pro híbrido e com o compacto 100% elétrico iCar, segundo o executivo. O efetivo de funcionários que estarão envolvidos nas atividades são cerca de 90, parte deles integrantes do quadro administrativo que restou na unidade após o processo de demissão implantado pela empresa.

    O executivo informou, ainda, que a produção de veículos com motores a combustão segue nos planos da empresa para Jacareí, ainda que esteja no horizonte a sua especialização em montagem de híbridos e elétricos, conforme adiantado por Automotive Business.

    "Os produtos ainda estão sendo definidos. Temos capacidade em Anápolis (GO) para produzir mais modelos. Conforme os volumes forem aumentando, acionaremos as linhas de Jacareí", contou Alfonso na terça-feira, 15.

    Ociosidade em Jacareí e metade da utilização em Anápolis

    A fábrica goiana opera hoje em dois turnos a uma capacidade de cerca de 40 mil veículos/ano, quase a metade da sua capacidade nominal, que é de 86 mil veículos/ano. Ali são produzidos os modelos Caoa Chery de maior porte e veículos da marca Hyundai. Há também na unidade um centro de desenvolvimento de produtos.

    Desde o fim de 2017, quando se estabeleceu no país a sua parceria com a Caoa, a Chery realizou 10 lançamentos no mercado nacional, todos produzidos na região. No ano passado, a empresa realizou contratações em Jacareí para atender às demandas do Tiggo 3X, e registrou até dezembro cerca de 40 mil unidades licenciadas, o que lhe concedeu 2% de fatia do mercado nacional - quase o dobro do ano anterior.

    Apesar dos resultados comerciais, a empresa, em termos produtivos, nunca conseguiu chegar próximo do patamar que havia prometido atingir na unidade paulista. Se a promessa era de serem produzidas ali 150 mil unidades por ano, em 2021, o de maior volume histórico da companhia naquela fábrica, o total chegou a 14 mil unidades.

    Em 10 de junho, os trabalhadores da fábrica aprovaram proposta de indenização da empresa que envolve o pagamento de 15 salários adicionais às rescisões trabalhistas.