A Vivo, marca da Telefônica Brasil, lança nesta terça-feira (1º de setembro) a campanha Recicle com a Vivo, sobre ações voltadas para sustentabilidade. Com o mote “A Vivo cuida do seu lixo eletrônico e juntos cuidamos do meio ambiente”, a companhia incentiva os consumidores a fazerem o descarte correto de lixo eletrônico.
Para isso, a companhia tenta tornar mais atrativos 1,4 mil pontos de coleta em lojas e revendedores da marca em todo o país. O objetivo é coletar 9 toneladas de lixo eletrônico de agora até o fim de 2021. O investimento no programa não foi revelado.
Um filme publicitário de 30 segundos, produzido pela agência Africa, começa a ser veiculado amanhã em canais de TV abertos e pagos, além de espaços digitais.
No ano passado, a operadora registrou a coleta de 113 mil itens eletrônicos nas lixeiras do programa. Com a nova campanha e lixeiras mais atraentes, a meta é ampliar esse volume em 20%, no mínimo, no próximo ano.
Entre os itens eletrônicos estão celulares, cabos, baterias, tablets, notebooks e modens.
Joanes Ribas, executiva de Sustentabilidade da Vivo, disse que clientes de qualquer operadora podem fazer o descarte nas lojas. As lixeiras possuem um código QR que pode ser escaneado pelos consumidores para que acompanhem a destinação dos itens descartados.
A GM&C, parceira da Vivo, faz a coleta e os processos seguintes até a separação de materiais, como metais ferrosos, não ferrosos, baterias, vidros e plásticos, de acordo com a legislação ambiental.
Na fábrica de reciclagem, os materiais são transformados em matéria-prima para serem novamente inseridos na cadeia produtiva. Parte dos componentes, como metais nobres, são enviados à Bélgica, onde uma empresa especializada faz a separação, diz Ribas. O reaproveitamento é de 100%.