Ford revela nova estratégia de eletrificação com o lançamento de 7 modelos
Roadmap da montadora inclui nova unidade de negócios e joint venture com foco em baterias
A Ford anuncia na segunda-feira, 14, seu roadmap rumo ao futuro totalmente elétrico na Europa, que inclui lançamentos, joint venture de baterias e foco na produção na Alemanha e na Romênia. Com um novo negócio voltado para veículos elétricos (EVs), a montadora vai lançar 7 novos modelos totalmente elétricos e conectados até 2024.
A “Ford Model” é a nova unidade de negócios global focada no design, produção e distribuição de veículos elétricos e conectados. A montadora aposta que essa unidade junto com a Ford Pro, focada no negócio de veículos comerciais da Ford, definirá o futuro da empresa no continente europeu.
Com maior gama de veículos elétricos de passageiros e comerciais, a expectativa é de que as vendas anuais de modelos elétricos da Ford ultrapassem 600 mil unidades em 2026 na Europa e 2 milhões de EVs vendidos no mundo. A empresa reafirmou ainda que deseja entregar uma margem EBIT (antes de juros e impostos) de 6% na Europa no ano que vem e chegar a 10% até 2026.
Toda a estratégia da Ford para o continente é desenhada para atingir a meta de zerar as emissões para todas as vendas de veículos naquele continente e atingir a neutralidade de carbono em toda a sua pegada europeia de instalações, logística e fornecedores até 2035.
“Estou muito satisfeito por ver o ritmo da mudança na Europa – desafiando toda a nossa indústria a construir veículos melhores, mais limpos e mais digitais”, disse o presidente e CEO da Ford, Jim Farley, em comunicado à imprensa. “A Ford está empenhada e se movendo rapidamente para atender à demanda na Europa e em todo o mundo.”
Ford lançará sete novos veículos elétricos
Após considerar bem-sucedida a introdução do March-E e o do Mach-E GT no mercado europeu, a Ford revelou que lançará três novos veículos de passageiros e quatro comerciais nos próximos dois anos na Europa.
O primeiro veículo de passageiros totalmente elétrico será um crossover de tamanho médio de cinco lugares, com 500 km de autonomia com apenas uma recarga. O nome do novo veículo será divulgado no final deste ano e será produzido em Colônia, na Alemanha, a partir de 2023.
A Ford não deu detalhes sobre o segundo novo modelo, mas será um sport crossover adicionado à linha de produção em 2024. Além disso, o carro de passageiros mais vendido da Ford veículo na Europa, o Ford Puma, estará disponível em versão elétrica feita em Craiova, na Romênia, a partir de 2024.
A gama de veículos comerciais Transit ganhará quatro novos modelos elétricos: a van Transit Custom e o veículo multifunções Tourneo Custom em 2023; e a Transit Courier da próxima geração e o veículo compacto multiuso, o Tourneo Courier, em 2024.
Segundo a Ford, em 2021 os modelos utilitários esportivos e crossovers representaram 58% das vendas de todos os veículos de passeio da montadora na Europa, um aumento de quase 20% em relação às vendas de 2020.
Produção e investimento
Com a confirmação do novo crossover esportivo, a Ford aumentará sua produção em Colônia para 1,2 milhão de veículos em seis anos. Serão investidos US$ 2 bilhões em Colônia, o que inclui uma nova instalação de montagem de baterias programada para iniciar as operações em dois anos.
A partir de 2024, o Ford Puma entrará em produção em Craiova, na Romênia. Além disso, o novo Transit Courier e o Tourneo Courier também serão produzidos a partir de 2023 no país romeno, com versões totalmente elétricas chegando em 2024.
A Ford Otosan, joint venture entre a Ford e a empresa romena Koç Holding, assumirá a propriedade da fábrica de Craiova e dos negócios de fabricação, sujeito à aprovação e consulta regulatórias.
Nova joint venture para aumentar a produção de baterias
A Ford assinou um memorando de entendimento não vinculativo com a empresa sul-coreana SK On Co. e a turca Koç Holding para a criação de uma nova joint venture líder do setor automotivo na Turquia. Sujeito à execução de um acordo final, os três parceiros planejam criar uma das maiores instalações de baterias para veículos elétricos na região europeia.
A joint venture estaria localizada perto de Ancara e fabricaria células NMC de alto teor de níquel para montagem em módulos de baterias. A produção deve começar em meados da década, com uma capacidade anual que provavelmente ficará na faixa de 30 a 45 gigawatts-hora.
Segundo a Ford, o investimento que os três parceiros planejam – incluindo o apoio do governo turco – beneficiará diretamente os operadores de veículos comerciais grandes e pequenos em toda a Europa, reduzindo os custos de energia e funcionamento e fornecendo uma contribuição significativa para a redução de CO2 na atmosfera.