Volvo atualiza linha de chassis de ônibus de olho na exportação
Maior parte da produção da fábrica de Curitiba (PR) é destinada ao exterior
"Temos observado aumento dos pedidos no Chile, por exemplo, país que hoje tem cerca de 80% da população vacinada", disse Fabiano Todeschini, presidente da divisão de ônibus da montadora, durante transmissão online. "Hoje a maior parte da nossa produção é destinada às exportações e complementa a redução no mercado interno."
Buscar guarida no mercado externo faz sentido considerando o câmbio favorável e a redução dos volumes no mercado interno. O segmento de ônibus foi um dos mais afetados pela pandemia, que suprimiu a movimentação de passageiros pelo País.
Para a Volvo, o mercado interno estaria se aquecendo, principalmente nesta última metade do ano com a proximidade do verão e consequente expectativa em torno das viagens de férias, fatores que levariam os transportadores a realizarem processo de renovação de frota.
"O avanço da vacinação também está acontecendo no Brasil, o crédito tem aumentado e o transportador está otimista, embora cauteloso, e isso poderá movimentar os negócios no segmento rodoviário", contou o diretor comercial Paulo Arabian.
COMPUTADOR AJUSTA MOTOR AO TERRENO
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As novas versões de chassis da Volvo – que se diferenciam pela potência, de 420 cv e 450 cv – chegam ao mercado com maior pacote de inovações na comparação com as versões anteriores. A empresa promoveu melhorias no software de controle de motor, que gerencia a velocidade dos veículos de acordo com o tipo de terreno por onde ele passa.
“Desenvolvemos algoritmos que identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e o peso transportado, controlando a injeção de combustível de forma precisa, independente da ação do motorista no pedal”, explicou Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas.
A arquitetura eletrônica dos chassis viabiliza agora a instalação do interessante pacote de segurança ativa o SSA, que agrega aviso de colisão frontal, aviso de mudança de faixa, piloto automático adaptativo e assento vibratório, que desperta o motorista caso ele durma ao volante.
Os novos chassis também recebem caixa de câmbio I-Shift atualizada: a montadora atualizou o software do conjunto para que ele realize trocas mais rápidas e suaves. Há promessa de que a atualização promova uma redução de 5% do consumo de combustível na comparação com a versão anterior.