Relator da reforma do IR no Senado, Angelo Coronel (PSD-BA)
Relator da reforma do IR no Senado, Angelo Coronel (PSD-BA)| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O relator da reforma do Imposto de Renda, senador Angelo Coronel (PSD-BA), afirmou que a votação da proposta chegou no momento errado. O relator argumenta que, se for aprovada neste ano, entrará em vigor em 2022, e com isso as empresas terão pouco tempo para se adequarem às novas regras.

"Reforma tributária é para ser feita no início do exercício do governo. Não dá para fazer uma reforma do IR com previsão de aprovação em dezembro, no último mês de exercício fiscal das empresas. Prejudica muito as companhias e indústrias", disse o senador em entrevista à rádio da plataforma para investidores TC.

Segundo o relator, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu celeridade na aprovação do projeto. Mesmo assim, Coronel reforçou que vai fazer o parecer baseado em conversas e estudos com empresas e indústrias.

'"Não estou aqui para adubar, fomentar e irrigar o ego de ninguém. Meu relatório só vai sair se estiver de acordo com o desejo de todos os membros da sociedade que estão sendo ouvidos. Não faz sentido entregar um projeto para agradar membros do governo", apontou. O senador afirmou que se tudo der certo, o projeto deve ser votado no fim de outubro.