Arquivo ABr – Shopping de Curitiba: setor sofre com crise paralela

Mais da metade dos lojistas de shoppings está temerosa com a duração da pandemia do novo coronavírus e teme pelo fechamento definitivo dos negócios.
Essa é uma constatação de uma pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) com empresas associadas que representam mais de 9 mil pontos de venda em todo país.

Segundo a pesquisa, 84% dos lojistas de shopping já demitiram desde o início da crise deflagrada pela pandemia. Entre os associados, 53% temem pela continuidade da crise que pode levar a um fechamento definitivo e novas demissões, enquanto pouco mais de um terço dos associados, 35%, ainda seguem confiantes na recuperação das vendas no pós pandemia.

“A pesquisa aponta que os reflexos da nova onda de fechamento já reflete diretamente na economia. (Além disso) medidas de ampliação do crédito não chegaram de maneira uniforme aos empreendedores pequenos que em um shopping center representam 70% das lojas”, afirma Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.

Mais — Para 87% dos lojistas desde o começo do ano não houve nenhum aumento no movimento de clientes e nos estados onde os shoppings estão funcionando o ticket médio de compra é de R$ 220, queda de 37% em relação ao mesmo período de 2019. Os dados variam conforme a região, pois o fechamento de lojas não ocorre em todos os etados.

O ticket médio em baixa reflete a queda do tempo em que os clientes permanecem nos centros de compra. Antes da pandemia um consumidor ficava em média 90 minutos no shopping e hoje faz suas compras em 30 minutos.