Scania testa no Brasil novo motor Euro 6 projetado na Suécia

Propulsor de 13 litros é fruto de desenvolvimento sueco que ocorre desde 2017

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Bruno de Oliveira
  • 04/02/2022 - 18:48
  • | Atualizado há 2 anos, 2 meses
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    A Scania já testa no Brasil a mais recente plataforma de motor Euro 6 desenvolvida na Suécia, onde fica a matriz da montadora. O propulsor de 13 litros, equipado com sistema de pós-tratamento Scania Twin SCR, está em processo de rodagem e homologação no País. De acordo com a montadora, os testes servem, ainda, para viabilizar eventuais adaptações às exigências do mercado regional.


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    “O processo de homologação está em estágio bem avançado, seguindo as diretrizes do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Proconve P8,  que entra em vigor a partir de janeiro do ano que vem”, informou  a companhia na quinta-feira, 3. “Sobre a introdução deste motor no mercado, por ora, a Scania permanece atendendo aos transportadores com a eficiência energética promovida pela mais recente geração de caminhões”.

    O conjunto, em desenvolvimento há cinco anos e que está sendo chamado na Europa de Scania Super, é considerado uma plataforma uma vez que a montadora se refere a todo o powertrain. Nesse sentido, o conjunto tem novos sistemas de freio e uma nova transmissão, que foram projetados para reduzir o consumo de combustível e também das emissões de CO2.

    
             Motor Scania Super integra conjunto powertrain que tem transmissão, eixos, sistema de freio e de pós-tratamento inéditos

    “Atingimos até 50% de eficiência térmica do freio. Isso é bastante notável e significa um nível totalmente novo de energia que está indo diretamente para as rodas. O que também é importante é que o consumo de combustível seja significativamente reduzido para uma parte muito ampla da rotação do motor e da área de carga”, disse Magnus Nilsson, gerente técnico de Pós-tratamento.

    De acordo com a montadoram, a gama de potência do novo motor envolve versões que variam de 420 a 560 cavalos. Ele também é configurado para ser abastecido com o HVO, o Oléo Vegetal Hidrotratado, também chamado no Brasil de “diesel verde”.