Confiança da indústria cai fortemente em março, aponta CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial registrou queda de 5,1 pontos na comparação com fevereiro. É a terceira maior queda mensal da série histórica

Mulheres trabalhando em fábrica de portas e janelas de alumínio
Apesar das quedas dos últimos meses, o ICEI ainda mostra confiança por parte dos empresários

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o empresário está confiante. No entanto, o indicador recuou 5,1 pontos em março em relação a fevereiro desde ano, quando caiu de 59,5 pontos para 54,4 pontos. O índice está acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa confiança da falta de confiança.

De acordo com o gerente de Análise Econômica, Marcelo Azevedo, essa é a terceira maior queda mensal da série, inferior somente as registradas em junho de 2018, logo após a paralisação dos caminhoneiros, e em abril de 2020, devido à pandemia. 

“Quando olhamos o índice, ele mostra confiança do empresário. Esse valor de 54,4 pontos está, inclusive, acima da média histórica do ICEI. Mas a queda expressiva na passagem de fevereiro para março nos faz um alerta. A confiança existe, mas já foi maior e está caindo rapidamente. Mostra que os empresários estão percebendo uma piora nas condições atuais dos seus negócios e nas perspectivas futuras da economia”, explica o economista.

Relacionadas

Leia mais

Confiança deixa de ser homogênea entre os setores da indústria
Empréstimo bancário: quais documentos as empresas precisam apresentar
Produtividade na indústria cai em 2020 com crise do coronavírus

Comentários