Geraldo Bubniak/AEN/arquivo

O Hospital  Evangélico Mackenzie chegou a 100% de ocupação de UTIs Covid pelo SUS neste domingo (6), segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Todos os 32 leitos disponíveis estão ocupados. Na enfermaria, a ocupação do mesmo hospital está em 95%, com apenas um leito vago dos 20 da instituição. Outro hospital da Grande Curitiba que alcançou os 100% de ocupação de UTIs Covid foi o Angelina Caron, em Campina Grande do Sul.  As enfermarias com leitos dos SUS para Covid dos hospitais Erasto e Oswaldo Cruz também estão lotadas de pacientes. Atualmente, dez hospitais da Grande Curitiba oferecem vagas pelo SUS a pacientes internados com Covid, mas o número pode aumentar, conforme a necessidade. De acordo com o mesmo boletim, há 60 pacientes com Covid ou suspeita da doença na fila por leitos na Grande Curitiba, 46 na enfermaria e 14 em UTIs.  

Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa, o Hospital Angelina Caron informou que abriu mais 20 leitos de enfermaria e outros 20 de UTI exclusivos para Covid por causa da alta demanda. “O aumento do número de casos de pacientes com Covid-19 voltou a pressionar todo o sistema de saúde do Paraná, especialmente em Curitiba e na Região Metropolitana. Nesta segunda-feira (7), todos os leitos de UTI para pacientes com Covid estão lotados no Hospital Angelina Caron (HAC). A instituição faz parte da rede hospitalar de enfrentamento à Covid no Estado desde março de 2021. Para atender a essa nova necessidade, o hospital ampliou a capacidade de atendimento exclusivo de Covid-19, disponibilizando mais 20 leitos não críticos de enfermaria e 20 leitos de UTI, exclusivamente para atendimento da doença. O Hospital Angelina Caron pede a conscientização da população sobre a necessidade de manter o isolamento social e as medidas de combate à Covid-19”, afirma a nota.

Crianças
O Hospital Pequeno Príncipe está com 80% de ocupação na UTI pelo SUS, com quatro das cinco vagas ocupadas. Na enfermaria, sete dos 10 leitos estão com pacientes, ou seja, com taxa de ocupação de 70% Já no Hospital Evangélico, não há nenhuma criança internada na UTI e dois dos 10 leitos disponíveis para enfermaria estão ocupados.

Paraná

No Paraná todo, a taxa de ocupação de UTIs para adultos está em 71%, segundo boletim deste domingo (6), com 485 dos 680 leitos ocupados. Nas enfermarias para adultos, a taxa de ocupação é de 55%, com 730 das 1.328 ocupadas. No casos dos leitos pediátricos, a taxa de ocupação em UTIs é de 33% e nas enfermarias, 52%. 

Como está a ocupação de leitos SUS/Covid para adultos

Hospital                                                     UTI                 Enfermaria
Erasto                                                           70%                 100%
Santa Casa                                                    67%                 57%
Oswaldo Cruz                                                 90%                100%
São Vicente CIC                                               –                      67%
Evangélico                                                     100%                 95%
HIZA/Vitória/UPA Boqueirão/Tatuquara/Vitor       –                     68%
UPA Fazendinha/ HIZA                                   80%                     71%
Angelina Caron                                               100%                    –
Hospital do Rocio                                            94%                     34%
Hospital São Sebastião da Lapa                        56%                     65%

Boletim atualizado

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (6) mais 7.724 casos confirmados e oito mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números não necessariamente representam a notificação das últimas 24 horas