Vendas de automóveis na América Latina perto do patamar pré-Covid

SUVs são os mais vendidos na região e Nissan é a marca mais popular, indica pesquisa da Nyvus

Por BRUNO DE OLIVEIRA, AB
  • 12/08/2021 - 12:40
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
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    Os principais mercados na América Latina apresentaram perfil de retomada nos primeiros cinco meses do ano, indicando recuperação dos volumes próximos àqueles registrados antes da pandemia. Levantamento da Nyvus apresentado durante o #ABPlan - Planejamento Automotivo 2021, evento on-line realizado por Automotive Business, mostrou que cresceram as vendas de automóveis nos demais mercados da região afora o Brasil até maio.

    Os dados da pesquisa mostram que no acumulado janeiro-maio as vendas totais do grupo formado por Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru chegaram a 946,2 mil unidades, resultado próximo ao 1 milhão de unidades vendidas em igual período em 2019, ou seja, antes da pandemia. A variação porcentual na comparação com o volume vendido nesses países no janeiro-maio de 2020 foi 40% maior, apontou o levantamento, indicando retomada dos mercados regionais.

    No Brasil, para efeito de comparação, o resultado das vendas de automóveis no primeiro semestre também esteve perto do patamar pré-Covid. Dados da Fenabrave mostraram que as vendas na categoria somaram 804 mil unidades no período, ao passo que as vendas no primeiro semestre de 2019 chegaram a 1.065 milhão de unidades.

    Houve domínio dos modelos SUVs no mix de vendas desses países. Os utilitários esportivos responderam por 30% do total vendido nos cinco meses do ano. Os modelos sedãs, por sua vez, representaram fatia de 26% das vendas totais. Já os modelos hatches foram 18% do total vendido, enquanto as picapes responderam por 14% do total vendido.

    Com relação à motorização, os veículos com motores na faixa de 1.4 e 1.8 litros representaram 60% das vendas totais. Já os modelos com motor 1.0 representaram 27% das vendas totais. Embora em menor participação, cresce na região a fatia desses veículos no mix de vendas. Em 2017, por exemplo, eles representavam 15% das vendas totais. Caminho inverso seguem os modelos de 1.4 a 1.8. Em 2017 eles eram 67% do total vendido na região.

    Até maio, indicou o estudo, os veículos mais vendidos na região foram os da marca Nissan. Os veículos Chevrolet, ficaram na segunda colocação, e os veículos Toyota, por sua vez, ocuparam o terceiro posto. Volkswagen, Kia, Renault, Mazda, Ford, Hyundai e Suzuki fecham o ranking dos dez mais vendidos.

    Com relação aos modelos, o mais vendido no janeiro-maio foi o Nissan Versa, com 36,7 mil unidades. Na sequência, formam o grupo dos cinco mais vendidos a picape Toyota Hilux, o Nissan March, o Fiat Cronos e Chevrolet Beat Sedan, este inédito no mercado brasileiro.