Iveco fecha maior venda de caminhões a gás da América do Sul

Iveco Stralis NP 4x2

Por REDAÇÃO AB
  • 22/09/2020 - 15:21
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
  • um minuto de leitura
    A Iveco anunciou que fechou a maior venda de caminhões pesados movidos a GNL (Gás Natural Liquefeito) da América do Sul. A transportadora chilena San Gabriel adquiriu 35 modelos Stralis NP GNL 4x2 Euro 6 e vai apostar na tecnologia sustentável dos novos caminhões como diferencial para conquistar clientes.

    A empresa possui longa história no mercado chileno e terá um posto de abastecimento na cidade de Linares, a 300 km da capital Santiago. A ideia é que os novos caminhões da frota consigam rodar até 1.500 km com um único abastecimento, trafegando por rotas até o sul do Chile.

    “Somos pioneiros no uso de energias alternativas na América do Sul; nossos produtos da linha Natural Power reduzem a emissão de gases nocivos e a poluição no transporte, além de beneficiar a operação do transportador. Temos o compromisso de oferecer energia limpa para o transporte na região”, declarou Márcio Querichelli, líder da Iveco na América do Sul. Vale lembrar que a Iveco é a primeira montadora da Argentina homologada para produzir caminhões movidos a Gás Natural Comprimido (o Tector 160 E2 GNC) e também foi a pioneira em realizar testes de circulação nos Andes com um Stralis NP.

    De acordo com a montadora, os pesados adquiridos pela empresa chilena apresentam redução de 60% nas emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e de 99% de partículas, emitindo 95% menos CO2 graças ao uso de bioGNL, além de serem mais silenciosos. Os caminhões contam com dois tanques com capacidade para 540 litros cada, e podem rodar até 1.600 km, dependendo das condições.

    “Em médio prazo, o foco da empresa está na eletrificação, conforme evidenciado por nossa aliança com a Nikola Corporation para o desenvolvimento de veículos com emissão zero (elétricos com células de hidrogênio); porém, nesta fase de transição entre o diesel e a eletricidade a melhor solução está na propulsão do gás natural, uma tecnologia madura, que já possui uma infraestrutura desenvolvida e que oferece grandes benefícios ambientais”, afirmou Querichelli. “Por isso incorporamos uma linha completa de produtos para atender as necessidades de todas as transportadoras que buscam reduzir o impacto ambiental das operações, seja qual for seu porte e ramo de atividade”, concluiu.