Franklin de Freitas – No Centro da Capital

Em consulta feita pela Associação Comercial do Paraná (ACP) junto a 100 lojistas da rua XV de Novembro e entorno, 81% responderam que manterão seus estabelecimentos abertos durante o Carnaval. Apenas 2% responderam que fecharão suas lojas e 17% se disseram ainda indefinidos.

A ACP está reforçando aos seus associados a recomendação para que mantenham as portas abertas no período de Carnaval, seguindo assim a decisão dos órgãos públicos que tiveram o ponto facultativo cancelado. Conforme o presidente da entidade, “sem festas, sem desfiles, o melhor mesmo é manter a rotina e evitar aglomerações. O comerciante que quiser tem a oportunidade de faturar alguma coisa neste período em que, numa situação normal, tudo estaria fechado”.

Segundo a prefeitura de Curitiba, repartições e serviços públicos vão funcionar normalmente durante os dias de Carnaval na cidade. A administração municipal ressaltou que, inclusive, os serviços de saúde estarão abertos todos os dias. De acordo com a Urbs, ônibus vão rodar pela cidade também com a mesma tabela de horários de dias de semana. Os órgãos do governo do Paraná também funcionarão normalmente. Os shoppings também vão funcionar normalmente no Carnaval, assim como os Correios.

Bancos na contramão — Apesar do “cancelamento” do feriado de Carnaval, a Federação Brasileira de Bancos (Febrabab) informou ontem que, de acordo resolução do Banco Central, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 15 e 16/02 – segunda e terça-feira de carnaval – não haverá atendimento ao público nas agências.