BMW eleva vendas e expande oferta de elétricos no Brasil

Montadora passará a vender no país, no primeiro semestre, o modelo iX3

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Bruno de Oliveira
  • 15/02/2022 - 19:08
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    O grupo BMW anunciou na terça-feira, 15, o seu balanço de vendas na América Latina em 2021, o qual indicou crescimento de 16% do volume vendido de veículos BMW sobre o registrado em 2020, somando 40 mil veículos, e crescimento de 14% das vendas de veículos da marca Mini, com 7,3 mil unidades. A empresa justificou o resultado com o desempenho dos mercados brasileiro e mexicano.

    No Brasil, onde a companhia mantém produção de automóveis em Araquari (SC), as vendas realizadas no ano passado somaram 14 mil unidades de modelos BMW, alta de 17%, e 1,4 mil unidades de modelos Mini, crescimento de 9% sobre 2020. “Os planos permanecem inalterados e focam na manutenção da liderança do mercado premium. Para 2022, projetamos mais de 30 lançamentos”, disse o CEO Aksel Krieger.

    iX3 chega no primeiro semestre

    Para este ano a empresa prepara o lançamento dos modelos i4 e do iX e, na terça-feira, durante transmissão online, Krieger anunciou que a companhia pretende lançar também o iX3, no primeiro semestre. Com isso, sobe para cinco o número de modelos que compõem a gama de veículos elétricos da montadora no país, que já tinha o Mini Cooper SE e o i3.

    O BMW iX3 é construído na plataforma do X3 e tem sob o capô a quinta geração do powertrain elétrico eDrive. A sua autonomia é de 460 quilômetros e o conjunto gera potência de 286 cavalos, segundo a fabricante. O modelo teve cerca de 38 mil unidades vendidas globalmente no ano passado.

    “O mercado de veículos premium brasileiro será ao menos 50% elétrico no fim dessa década e seguiremos liderando a transformação da mobilidade no país, com a introdução de modelos alimentados exclusivamente por baterias. Continuaremos nossa estratégia de foco no cliente, sempre nos reinventando e surpreendendo nossos consumidores”, afirmou Krieger.

    No México as vendas somaram 12,8 mil unidades da marca BMW e 4 mil veículos Mini, com um aumento de 13,4% e 7,3%, respectivamente, em relação ao ano de 2020. No mundo, em 2021, as vendas do grupo, incluindo também aquelas registradas pela marca de motocicletas Motorrad, somaram mais de 2,5 milhões de unidades, resultado que representa crescimento de 8,5% ante as vendas realizadas pela companhia em 2020.

    Para 2022, a empresa espera um crescimento de 6,4% do mercado de veículos premium na América Latina.