Por Giba Bergamim, TV Globo — São Paulo


Enfermeiros fazem fila na porta do sindicato na Zona Sul de SP

Enfermeiros fazem fila na porta do sindicato na Zona Sul de SP

Centenas de enfermeiros esperam atendimento em frente ao sindicato da categoria, na Zona Sul da cidade de São Paulo, na manhã desta terça-feira (24). Eles tentam registrar uma carta para não terem o desconto da contribuição assistencial no salário.

Essa contribuição é usada, por exemplo, para pagar advogados que entram com ações trabalhistas. É diferente da contribuição sindical, que não pode mais ser cobrada sem a autorização do profissional.

O sindicato não adotou nenhum modelo eletrônico de envio do pedido de cancelamento da contribuição, e para não ter o valor descontado, foi preciso encarar a fila.

Os primeiros da fila chegaram ao local por volta das 5h. Segundo os profissionais, este é o segundo dia consecutivo de longas esperas. O sindicato começou o atendimento às 8h.

Elaine, uma enfermeira que chegou nas primeiras horas da manhã, disse que o registro deve ser feito presencialmente, com dois papeis assinados à mão.

"Se você não trouxer, eles descontam do seu salário mensalmente. Dependendo do salário, isso dá quase R$ 1 mil ao ano."

A presidente do sindicato, Solange Caetano, disse que esse tipo de contribuição é definida na convenção e, por isso, a entrega presencial é necessária.

Sindicato dos enfermeiros tem fila pelo segundo dia seguido — Foto: Reprodução/TV Globo

Veja mais notícias sobre São Paulo:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!