O presidente Jair Bolsonaro (PL) discursa em evento em salvador nesta quarta-feira (16).
O presidente Jair Bolsonaro (PL) discursa em evento em salvador nesta quarta-feira (16).| Foto: Alan Santos/PR.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (16) que pretende mudar o status da Covid-19 no Brasil de pandemia para endemia até o dia 31 de março. "A tendência do Queiroga, que é autoridade nesta questão, tem conversado na Câmara de Deputados, parlamentares, também o Supremo, que é o órgão federal. A ideia é que até o dia 31, é a ideia dele, passar de pandemia para endemia e vocês vão ficar livres da máscara em definitivo", afirmou.

O mandatário fez a declaração após participar da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Unidade de Ressonância Magnética do Hospital Santo Antônio, integrante da instituição filantrópica das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador (BA).

No início deste mês, Bolsonaro já havia afirmado que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estava avaliando a possibilidade de rebaixar o status da pandemia para uma endemia. Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou como pandemia o cenário da Covid-19 no mundo.

O termo endemia é usado nos casos de doenças recorrentes, típicas, que são frequentes em uma determinada região, mas para as quais já há uma resposta efetiva por parte da rede de saúde. Caso ocorra a mudança de status, a Covid-19 deixará de ser uma emergência de saúde.