São Paulo, 27 de abril de 2024

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02/04/2022

Toyota fará novo investimento na fábrica de Indaiatuba

(03/04/2022) – Na última quinta-feira, a Toyota do Brasil anunciou novo investimento em sua fábrica de Indaiatuba (SP), onde produz, desde 1998, o Corolla sedã. O plano de investimentos de R$ 50 milhões será destinado em grande parte à aquisição de novas tecnologias para a linha de montagem da unidade, visando à renovação do ciclo de vida da atual geração do modelo.

Em nota, a montadora destaca que o novo aporte dá sequência à série de investimentos que vem realizando nos últimos 10 anos com o objetivo de aumentar sua competitividade no mercado regional e global, ao manter uma operação moderna e estável, com mais produtividade e flexibilidade.

“Seguimos firmes em nossa estratégia de oferecer um veículo competitivo e atrativo aos nossos clientes de toda a América Latina”, afirmou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil. “Há mais de 20 anos, nossa planta em Indaiatuba demonstra sua capacidade para gerar negócios de forma bem-sucedida. Isso porque damos maior importância aos planos que ultrapassam o curto prazo e que se traduzem na confiança que nossos clientes e stakeholders depositam sobre a marca”.

O executivo ressalta que, em 2019, a Toyota encerrou um ciclo de R$ 1 bilhão de investimento em Indaiatuba, que possibilitou a produção da 12ª geração do Corolla equipada, também, com tecnologia híbrida flex, tornando-se, assim, a primeira fábrica na América Latina a produzir um veículo eletrificado. “A primeira etapa do plano terá início neste ano”.

Na nota à imprensa, a montadora ressaltou ainda que, em um intervalo de quatro meses, a partir de novembro de 2021, iniciou outros dois projetos que põem em pauta sua própria capacidade de gerar alternativas, a fim de driblar o ambiente desfavorável aos negócios no âmbito nacional.

Em novembro do ano passado, a marca iniciou o terceiro turno em Sorocaba (SP), iniciativa que colaborou para aumento de 30% no volume de produção anual da planta, além de gerar 550 contratações diretas. Assim, a Toyota passa a ter maior capacidade para ofertar veículos ao mercado doméstico e para exportação.

Também com foco na exportação, em fevereiro deste ano a marca anunciou acordo que colocará a planta de motores em Porto Feliz no mapa da cadeia global de suprimentos. Isso porque a unidade se prepara para, a partir de setembro 2022, exportar propulsores 2.0L para o mercado norte-americano, com volume de 45.600 unidades/ano. Para isso, a empresa abriu 150 postos de trabalho.

“A despeito do ambiente desafiador para o negócio no Brasil, por conta da falta de previsibilidade e distorções tributárias criadas no passado, apostamos em nossa estratégia de longo prazo, que visa um crescimento sustentável. Seguiremos trabalhando, por meio do diálogo aberto e transparente com líderes da indústria, tomadores de decisões, sociedade civil e governos, para ajudar a transformar o panorama da indústria no nosso País”, conclui Chang.

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