Volkswagen aplica lay-off e retoma produção em Taubaté (SP)

Produção do Gol e do Voyage voltará em um turno na segunda-feira depois de 45 dias de pausa nas atividades

bruno
Bruno de Oliveira
  • 03/02/2022 - 19:31
  • um minuto de leitura

    A Volkswagen programou para a segunda-feira, 7, a retomada da produção da fábrica instalada em Taubaté (SP), onde são produzidos os modelos compactos Gol e Voyage. O retorno estava previsto para acontecer nesta quinta-feira, 3, mas não ocorreu, de acordo com a montadora, por causa das adequações que estão sendo feitas na linha da unidade para produzir o inédito Polo Track.

    Na quinta-feira, contudo, a montadora aplicou a suspensão dos contratos de trabalho, o lay-off, no segundo turno da fábrica, medida que envolve cerca de 1,2 mil trabalhadores. O quadro do primeiro turno seguirá, de acordo com a VW, em banco de horas até a segunda-feira. A unidade está sem produzir desde 23 de dezembro. O período de lay-off poderá durar de 2 a 5 meses.

    Segundo turno retorna em abril

    No entanto, a montadora, em carta aos seus fornecedores, informou que a volta do segundo turno acontecerá em abril. A programação da produção fornecida pela montadora à cadeia de suprimentos envolve um adicional de produção, em março, de mais de 1 mil unidades/dia, chegando a 6,1 mil unidades/dia em março.

    A Volkswagen informou, ainda, que as demais unidades produtivas – São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR) – estão operando normalmente após pausas para férias coletivas. Em São Bernardo do Campo a montadora afirma haver um excedente de 450 funcionários e, por isso, um Programa de Demissão Voluntária (PDV) está em curso na unidade.

    Mesmo sem produzir o VW Gol desde dezembro, o modelo foi um dos dez mais vendidos no mercado brasileiro em janeiro, apontaram dados da Fenabrave. O compacto, segundo dados de licenciamento do Renavam, foi o sétimo mais vendido no período, com mais de 3,4 mil unidades vendidas naquele mês.