Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio.
A Petrobras afirma que, na comparação com novembro de 2019, a demanda dos distribuidores por diesel aumentou 20% e a por gasolina 10%, representando mais de 100% do mercado brasileiro.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras emitiu um comunicado na noite de segunda-feira (18) negando notícias de que estaria realizado cortes no atendimento de pedidos de combustíveis. Segundo a empresa, para o mês de novembro, a estatal recebeu pedidos muito acima dos meses anteriores e de sua capacidade de produção e, apenas com muita antecedência, conseguiria se programar para atender essa demanda atípica.

A Petrobras afirma que, na comparação com novembro de 2019, a demanda dos distribuidores por diesel aumentou 20% e a por gasolina 10%, representando mais de 100% do mercado brasileiro. “A Petrobras segue atendendo os contratos com as distribuidoras, de acordo com os termos, prazos vigentes e sua capacidade”, diz a nota. “Além disso, a Companhia está maximizando sua produção e entregas, operando com elevada utilização de suas refinarias.”

A Petrobras diz ainda que operou seu parque de refino, no primeiro semestre de 2021, com um fator de utilização de 79%, em linha com a média de 2020 e superior ao registrado em 2019 (77%) e 2018 (76%), mesmo considerando as paradas programadas nas refinarias, que foram postergadas de 2020 para 2021 em função da pandemia. No acumulado de outubro de 2021, a Companhia está operando com fator de utilização de 90%.