Biodiesel passará de 10% para 11% no diesel a partir de setembro

Aumento de porcentual mínimo é aprovado pela ANP após testes do Instituto Nacional de Tecnologia

Por REDAÇÃO AB COM AGÊNCIA BRASIL
  • 07/08/2019 - 19:12
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura

    A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou na quarta-feira, 7, o aumento da mistura de biodiesel de 10% para 11% no diesel comum e que entra em vigor em 1º de setembro. A decisão, que estabelece o porcentual mínimo, foi aprovada após resultados satisfatórios nos testes feitos pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT). A medida fixa um porcentual de até 15% do biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final, que agora, com a nova medida, ganha um novo porcentual mínimo, conforme o cronograma previsto na Resolução do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) nº 16 de 2018.

    De acordo com nota divulgada pela ANP, a mesma medida eleva o valor da estabilidade oxidativa do biodiesel de oito para doze horas, tornando obrigatório o uso de aditivo antioxidante na produção do biocombustível. A medida atesta ainda os resultados satisfatórios dos testes e ensaios para validação da utilização do B15 em motores e veículos.

    Atualmente, cerca de 80% do biodiesel no Brasil é produzido a partir do óleo de soja. “O biodiesel é parte fundamental das metas previstas na política do RenovaBio e o aumento da mistura no diesel comum está alinhado com a tendência mundial de redução na emissão de gases de efeito estufa”, avalia em nota a Abiove, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais.