Sem peças, Volkswagen dá férias coletivas em Taubaté pela 6ª vez

Um turno vai parar por 10 dias a partir de segunda-feira, 27. No mesmo dia, VW Anchieta paralisa toda a produção

bruno
Bruno de Oliveira
  • 24/09/2021 - 17:17
  • um minuto de leitura

    A Volkswagen promoverá novas férias coletivas na unidade de Taubaté (SP), onde produz os modelos Gol e Voyage. A partir de segunda-feira, 27, um grupo formado por 800 trabalhadores, o que corresponde a um turno da unidade, ficará em casa por período de 10 dias. A razão das férias segue sendo falta de componentes, principalmente semicondutores.

    De acordo com o sindicato dos metalúrgicos local, a montadora protocolou o pedido de férias em 10 de setembro. Na oportunidade, a VW havia informado a entidade que as férias seriam concedidas para 2 mil funcionários, o que acabou não acontecendo.

    Um grupo de aproximadamente 800 trabalhadores, que corresponde a um turno, entrará em férias coletivas na Volkswagen Taubaté a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de setembro. As férias serão por um período de 10 dias.

    Esse será o sexto período de férias coletivas na VW Taubaté em 2021. Também foram registrados no ano 11 dias de shutdown (quando os dias não trabalhados vão para o banco de horas) e mais 5 dias de dayoff (que também envolve banco de horas) por falta de peças na linha.

    A partir da segunda-feira, 27, a outra unidade da montadora em São Paulo, no caso, a VW Anchieta, instalada em São Bernardo do Campo (SP), vai parar a produção porque dará férias coletivas para 3 mil funcionários da fábrica, como a montadora já havia anunciado anteriormente. Ali são produzidos os modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro.

    A razão também é a falta de semicondutores e também barras de direção que equipam os modelos produzidos na fábrica. Alguns veículos, inclusive, estariam sendo montados sem o componente, afirmou uma fonte em off à reportagem de Automotive Business.

    A produção de veículos segue normal das demais unidades VW, em São José dos Pinhais (PR), onde produz o SUV T-Cross, e também na fábrica de motores e transmissões de São Carlos (SP).