São Paulo, 28 de março de 2024

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21/05/2022

Eletra investe em fábrica de ônibus elétricos no ABC

(22/05/2022) – Empresa nacional, fabricante de ônibus elétricos e híbridos, a Eletra Industrial investiu em nova fábrica em São Bernardo do Campo (SP). No prédio, de 27 mil m², a empresa terá capacidade de produzir até 1.800 veículos por ano, já a partir do segundo semestre.

A nova unidade, que será inaugurada em julho, faz parte de um plano de investimentos cujo objetivo é posicionar a empresa como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados. “Nossa meta é ser a maior montadora brasileira de veículos elétricos para transporte de passageiros e de carga, com tecnologia inteiramente nacional”, afirma Milena Braga, CEO da Eletra.

“Há 20 anos, produzimos os mais inovadores ônibus elétricos, híbridos e trólebus em circulação no país. Temos experiência e competência comprovadas. É hora de crescer”, complementa a executiva. Embora tenha sido fundada em 1999, a empresa tem uma ligação bem mais antiga com a produção de veículos elétricos: a primeira equipe de engenharia da Eletra era composta pelos responsáveis pelo plano de renovação tecnológica da extinta CMTC (Companhia Municipal Transporte Coletivo de São Paulo), nos anos 1980, que projetaram e produziram 400 trólebus.

Na avaliação de Iêda Oliveira, diretora executiva da companhia, com a nova fábrica, a Eletra estará em condição de atender imediatamente à crescente demanda por ônibus elétricos dos vários municípios que aprovaram leis e programas de troca das frotas a diesel por frotas de baixa emissão.

“Somos pioneiros em tecnologia de tração elétrica e transporte sustentável de passageiros, e conhecemos bem as condições reais de operação no Brasil”, observa Iêda. “Vamos agora multiplicar nossa capacidade produtiva e oferecer aos operadores a mais diversificada e confiável linha de produtos do mercado”.

Além disso, a ampliação da área produtiva permitirá também expandir os serviços do e-Retrofit Eletra, serviço criado em 2018, voltado à conversão de caminhões a diesel em veículos elétricos e híbridos.

Embora tenha como principal objetivo o mercado brasileiro, a empresa – que já tem em seu histórico exportações para a América do Sul e Nova Zelândia – também está de olho no crescente mercado latino-americano para veículos de baixa emissão de carbono. “Temos mantido contatos com operadores da Argentina, Equador e México, entre outros países”, informa o diretor de Vendas, Silvestre Sousa.

O novo prédio – nas margens da Via Anchieta e que anteriormente abrigou as empresas Conexel e Weidmüller do Brasil – tem três pavimentos e amplos pavilhões para abrigar diferentes divisões industriais, escritórios e show-room, além de um auditório para 200 pessoas. As áreas administrativa e de vendas já funcionam no local desde abril. Os pavilhões que vão abrigar as divisões de industriais e as linhas de montagem estão em fase final de adaptação.

Produtos – Atualmente, a Eletra produz o e-Bus 100% elétrico e o Dual Bus híbrido elétrico, em diferentes configurações (12m, 15m, 18m e 23m, articulados ou não). Produz também as mais modernas versões de trólebus em operação no Brasil, dotados de baterias que lhe conferem autonomia sem contato com a rede aérea.

Em maio de 2021, participou diretamente do lançamento do primeiro carro-forte elétrico do mundo. Participou também do desenvolvimento tecnológico do primeiro protótipo do caminhão elétrico mundial da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o e-Delivery. Recentemente lançou uma linha de carregadores elétricos modulares para ônibus e caminhões, com potência variável entre 15 kW e 120 kW.

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