São Paulo, 20 de abril de 2024

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08/05/2022

Fanuc reforça presença em retrofitting e lança RetroKits

(08/05/2022) – A Fanuc South America adotou nova estratégia para sua atuação no mercado de retrofitting. “Somos muito conhecidos pela nossa atuação junto aos fabricantes de máquinas. Agora, aqui na Feimec, estamos abrindo oficialmente um canal para os reformadores de máquinas”, conta Pedro Pennacchioni, diretor de Vendas – CNC da empresa.

Para tanto, a subsidiária precisou convencer a matriz, no Japão, a abrir a oportunidade de desenvolvimento do projeto, que envolve preços mais competitivos para atrair os reformadores. “Queremos participar mais desse importante mercado”, afirma Pennacchioni.

O diretor explica que a empresa já está presente no mercado brasileiro e sul-americano de retrofitting há muito tempo, porém sem ter ações mais específicas para o segmento. “Agora, estudamos esse mercado, fizemos um mapeamento, analisamos as principais aplicações e preços praticados”, diz.

Como resultado desse estudo, a Fanuc desenvolveu seis configurações diferentes que atendem cerca de 90% das aplicações mais comumentes realizadas na área de retrofitting. “E, para atender essas configurações, criamos os RetroKits, que são pacotes de produtos que vão atender as necessidades dos reformadores”.

GRANDE POTENCIAL – Pennachioni informa que, para a Fanuc, o mercado de retrofitting tem grande potencial na América do Sul. Seja pelas constantes variações do dólar na região, mas também pelos prazos de entrega de máquinas, ou simplesmente pelo fato de que muitas vezes as empresas têm máquinas antigas, mas que ainda estão em boas condições de uso e que podem ganhar uma ampliação da vida útil, bastando apenas uma atualização.

O diretor explica que o projeto já vinha sendo tocado há alguns meses com a identificação e treinamento dos reformadores que irão participar do programa. “Eles estão sendo treinados, certificados e homologados para integrar o programa”, diz, acrescentando que “a Fanuc já trabalhava com alguns integradores, que agora estão sendo preparados e oficializados. Também desenvolvemos e implementamos para eles um suporte maior da empresa”.

MERCADO – O diretor acredita que o projeto irá ampliar o volume de negócios com CNcs da companhia no mercado sul-americano. Mercado que, aliás, está aquecido, segundo ele, apesar das dificuldades com alta dos custos, dos fretes e aumento dos prazos de entrega, devido a falta de componentes e dificuldades de importação em geral. “A Fanuc conseguiu manter os prazos de entrega até dezembro de 2021, porque contávamos com estoque muito grande. Agora também passamos a ter pequenos atrasos, mas acreditamos que até o final do ano tudo estará regularizado”.

De acordo com o diretor, a Fanuc obteve um ótimo desempenho em 2021, com um crescimento que permitiu a empresa alcançar o mesmo patamar de vendas atingido em 2010, até então o melhor ano da companhia no Brasil, com a venda de cerca de 1 mil CNCs. “Para 2022, nossa expectativa é de alta de 10 a 15%, pelo menos, resultado este que deve contar com a contribuição dos RetroKits”.

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