São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

17/10/2020

VWCO produzirá 100 caminhões elétricos no RJ em 2021


(18/10/2020) – Após dois anos de testes de engenharia e 30 mil km rodados em condições reais de operação na cidade de São Paulo, o protótipo do e-Delivery, primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina, foi aprovado pela Ambev e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Na semana passada, as empresas oficializaram acordo para entrega dos 100 primeiros caminhões e-Delivery.

A partir do segundo semestre de 2021, os veículos estarão nas ruas de São Paulo e Rio de Janeiro distribuindo os produtos da fabricante de bebidas. O acordo faz parte do compromisso da Ambev de ter 1.600 caminhões Volkswagen elétricos na frota de seus parceiros (operadores logísticos) até 2023. Segundo a VWCO, trata-se de um dos maiores anúncios do tipo no mundo.

Com a assinatura do acordo, o e-Delivery começará a ser produzido em grande escala no Centro de Desenvolvimento e Produção da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ). Os primeiros protótipos foram fabricados numa planta-piloto. A planta específica para a produção dos elétricos está em fase de conclusão e entrará em operação no início de 2021.

Na produção dos elétricos, a montadora irá repetir a experiência bem-sucedida do consórcio modular na fábrica de Resende. A iniciativa e-Consórcio, que será a base para a produção do e-Delivery, conta com oito parceiros: Siemens, CATL, Bosch, Semcon e Meritor e três empresas brasileiras: WEG, Eletra e Moura.

FONTES LIMPAS – De acordo com a VWCO, o e-Delivery será recarregado com 100% de energia vinda de fontes limpas, como eólica, solar e 43% que provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo. O plano é que os veículos sejam recarregados em uma das 48 usinas solares que a Ambev está implementando nos seus Centros de Distribuição (CDDs) espalhados pelo Brasil.

“Comprovamos que novas fontes de energia por meio de soluções viáveis e concretas já se tornaram realidade com a chegada do e-Delivery, que foi testado e aprovado com excelentes resultados nas ruas de São Paulo, uma das maiores capitais do mundo”, celebrou Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO. “Essa iniciativa entra para a história da indústria automotiva mundial, pois somamos forças para viabilizar a produção dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil”.

A montadora estima que, já no primeiro ano de atuação, esses 100 caminhões juntos deixarão de emitir, aproximadamente, 1.540 toneladas de CO² na atmosfera e 583 mil litros de diesel serão economizados.

 “A parceria é um marco histórico para ambas as empresas: além de ser um dos maiores acordos do mundo, a inovação está sendo desenvolvida aqui no Brasil”, comenta Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev. “E estamos abertos a compartilhar a tecnologia e os aprendizados que tivemos. Se outras empresas tiverem interesse em também ter uma frota de caminhões mais sustentável, todo mundo ganha, principalmente o planeta e o meio ambiente”, completa.

TECNOLOGIA PIONEIRA – Segundo comunicado de imprensa da VWCO, o objetivo dessa parceria é somar forças para viabilizar a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana de produtos e criar um benchmarking em sustentabilidade para o mercado logístico global, contemplando a operação do caminhão VW e-Delivery e seu abastecimento por meio de fontes de energia sustentáveis.

Além de ser o primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina com zero emissão de CO2, o e-Delivery traz soluções de última geração para logística verde, como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e para recuperar a energia da frenagem. Os caminhões podem chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.