Economia

Comissão discute MP que simplifica abertura de empresas e comércio exterior

Debate poderá ser acompanhado pela internet

12/05/2021 - 08:13  

Geraldo Bubniak/Agência de Notícias do Paraná
Parede revestida de pastilhas azuis onde há um letreiro da Junta Comercial do Paraná
MP unifica, por exemplo, inscrições fiscais federal, estadual e municipal no CNPJ

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados discute nesta quarta-feira (12) a Medida Provisória 1040/21, editada com o objetivo de modernizar e desburocratizar o ambiente de negócios no Brasil.

O texto enviado ao Congresso Nacional promove diversas mudanças na legislação para simplificar a abertura de empresas, facilitar o comércio exterior e ampliar as competência das assembleias gerais de acionistas.

A discussão foi proposta pelos deputados Otto Alencar Filho (PSD-BA), Hugo Leal (PSD-RJ) e Alexis Fonteyne (Novo-SP), e será realizada a partir das 16 horas, no plenário 5.

Os interessados poderão acompanhar o debate pelo portal e-Democracia, inclusive enviando perguntas, críticas e sugestões aos convidados.

"[A MP] introduz uma série de mudanças na legislação, com objetivos variados, mas com grande importância no arcabouço regulatório do ambiente de negócios e na sua adaptação aos parâmetros mais competitivos da economia moderna e globalizada", afirma Otto Filho.

O relator da medida provisória, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), vai coordenar a audiência, que ouvirá, entre outros:
- o assessor-chefe de Ambiente de Negócios da Secretaria Especial de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia, Michael Dantas;
- o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Neto;
- o coordenador-geral de Estratégias de Recuperação de Créditos Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, João Henrique Chauffaille Grognet;
- o superintendente de Economia Confederação Nacional da Indústria (CNI), Renato da Fonseca; e
-  o ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.