Mobility Now

Hyundai revela design de cabine segura e sustentável para táxi aéreo

Assentos do eVTOL trazem contornos ergonômicos e oferecem ambiente semelhante a um casulo para os passageiros

redacao-ab
Redação AB
  • 20/07/2022 - 09:53
  • um minuto de leitura
    
             Hyundai também anunciou acordo com a Rolls-Royce para produzir combustível de hidrogênio para o mercado de táxi aéreo

    A Supernal, empresa da Hyundai, apresentou seu conceito inicial de cabine para eVTOL - veículo que é um misto de carro voador e helicóptero elétrico. O habitáculo traz um design planejado para uso comercial de táxi aéreo nos Estados Unidos, Reino Unido e países membros da União Europeia a partir de 2028.

    A cabine revelada oferece cinco lugares e indica como a empresa enxerga os processos e materiais de design automotivo no futuro, ao passo em que precisa atender aos mais altos padrões de segurança para a aviação comercial. 

    Sustentabilidade dentro do táxi aéreo da Hyundai

    Com a sustentabilidade como prioridade, a cabine de táxi aéreo da Hyundai traz materiais como termoplástico reforçado com fibra de carbono reciclável, couro vegetal durável e tecido plástico reciclado. A estrutura do assento também utiliza matéria-prima do processo de fabricação da estrutura da aeronave.

    “Estamos criando um eVTOL comercial seguro e leve que forneça aos nossos futuros passageiros a segurança e o conforto que eles encontram em seus próprios carros”, afirma Jaiwon Shin, presidente do Grupo Hyundai e CEO da Supernal.

    Efeito ‘terapia de luz’

    A equipe de engenheiros e designers utilizou a abordagem de design redutiva da indústria automotiva para criar uma cabine interna com baixo peso, graças ao uso de fibra de carbono forjada. Os assentos do táxi aéreo trazem contornos ergonômicos e oferecem um ambiente semelhante a um casulo para os passageiros. 

    Os consoles de assento desdobráveis ​​imitam os consoles centrais do automóvel e fornecem uma estação de carregamento e porta-objetos. As alças embutidas nas portas da cabine e nos encostos dos bancos auxiliam na entrada e saída. 

    Há ainda uma combinação de iluminação, que inclui luzes suspensas inspiradas nos tetos solares de automóveis e se ajusta aos diferentes estágios de voo para simular um efeito de “terapia de luz”.

    Mobilidade aérea além dos mercados urbanos

    O grupo Hyundai trabalha também na expansão de recursos de mobilidade para desenvolver uma família de aeronaves elétricas.

    Além do veículo eVTOL, a sede da empresa na Coreia do Sul desenvolve um veículo de porte médio movido a hidrogênio para voos regionais de transporte de carga e passageiros. O lançamento está previsto para a partir de 2030.

    Parceria da Hyundai com Rolls-Royce

     A Hyundai também anunciou um acordo com a Rolls-Royce para produzir combustível de hidrogênio para o mercado de Mobilidade Aérea Avançada (AAM), na sigla em inglês.

    A parceria deve alavancar a capacidade de aviação e certificação da Rolls-Royce e a industrialização da Hyundai. Ambas as empresas pretendem liderar o mercado com o fornecimento de soluções elétricas de bateria e combustível.

    Entre os objetivos estratégicos da parceria, está a colaboração no desenvolvimento de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de propulsão elétrica e entrega de uma demonstração conjunta de aeronaves elétricas até 2025.