Por g1


O Índice de Confiança Empresarial (ICE) caiu 2,5 pontos em setembro, para 99,9 pontos, interrompendo uma sequência de 5 altas mensais, segundo divulgou nesta sexta-feira (1) a Fundação Getúlio Vargas.

Índice de confiança empresarial — Foto: Economia G1

“Apesar de ser a primeira queda desde março deste ano, a evolução da confiança empresarial em setembro preocupa em função da piora das expectativas, que deixam de ser otimistas e passam a neutras. O quadro de crescimento econômico moderado se mantém neste final de terceiro trimestre mas surgem no radar empresarial os riscos de uma crise energética, uma possível desaceleração da economia chinesa e o impacto da alta gradual dos juros no consumo interno”, afirma Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas do FGV IBRE.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.

A queda da confiança dos empresários foi determinada tanto pela piora da avaliação sobre a situação corrente quanto das expectativas paras os próximos meses. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) caiu 1,2 ponto, para 99,3 pontos e o Índice de Expectativas (IE-E) recuou 3,8 pontos, para 99,9 pontos.

Difusão da confiança

A confiança empresarial subiu em apenas 33% dos 49 segmentos integrantes do ICE em setembro, um recuo da disseminação frente aos 53% do mês passado.

Entre os setores que integram o índice de confiança empresarial, apenas o otimismo da construção não recuou em setembro. A confiança do comércio registrou a maior queda entre os setores, seguido por serviços e indústria. Em todos os segmentos, os movimentos da confiança foram determinados principalmente pela piora das expectativas em relação aos próximos meses.

Banco Central vê 100% de chance de inflação superar a meta estabelecida pelo governo

Banco Central vê 100% de chance de inflação superar a meta estabelecida pelo governo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!