Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação

Executivos do varejo projetam resultado ruim e queda nas vendas

Associação do setor vê cenário de renda e emprego difícil com impactos no setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As vendas no varejo brasileiro devem cair em março, segundo as projeções do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo).

De acordo com a entidade, o varejo restrito, que integra combustíveis, alimentos, eletrodomésticos e farmacêuticos, vai recuar 0,32% neste mês. Para abril e maio, a tendência é de oscilação nos resultados.

Apesar do recuo geral, a comercialização de itens como tecidos, roupas e calçados deve crescer cerca de 10,5% neste mês na comparação com fevereiro. Mas, para abril, a previsão é de queda de quase 16% nessas categorias.

Já o varejo ampliado, que considera também veículos e materiais de construção, deve registrar queda de quase 1,6% na comparação com fevereiro, influenciado pelo salto nos preços dos combustíveis.

Segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar, os dois segmentos do varejo apresentam tendência de recuo desde o final de 2020.

A previsão, com base nas condições de renda, emprego, juros e prazos de pagamentos, indica que as vendas devem fechar o acumulado de 12 meses em queda —o varejo restrito de 2,55% e o ampliado, 1,44%.

"Certamente é um resultado bem ruim, uma vez que estamos falando em volume real faturado", diz Angelo.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.