Daniel Castellano/SMCS – Uso de máscara: para secretária

A secretária de saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, afirmou nesta segunda-feira (14), em entrevista para a CBN Curitiba, que a Prefeitura irá enviar uma mensagem à Câmara Municipal para revogar o uso de máscara em locais abertos. A ideia é acompanhar o governo do Estado, que já enviou mensagem do mesmo teor à Assembleia Legislativa do Paraná.

A secretária disse ainda que, depois do fim da obrigatoriedade de máscaras em espaços abertos, a Prefeitura irá analisar o impacto da medida para então suspender a exigência de máscara em ambientes fechados. “Acho que temos que avaliar os dados por pelo menos uma semana. Não adianta liberarmos tudo agora e depois sermos penalizados. É preciso cautela. Novas variantes estão surgindo”, disse Márcia.

“Nós não trabalhamos com opinião e sim com dados. A gente precisa ter os dados da liberação do uso da máscara em ambientes externos para depois avaliar a liberação nos ambientes internos. Pela determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS) não é hora de ficar sem máscara em ambientes fechados. Nós somos uma cidade grande, onde as aglomerações preocupam e o vírus está circulando entre nós”, afirmou.

Ao menos dez estados brasileiros e o Distrito Federal já flexibilizaram suas regras de uso de máscaras de proteção respiratória, autorizando prefeituras locais a seguirem o mesmo caminho. Embora haja, entre os especialistas, quem julgue prematuro o relaxamento da medida de proteção contra o novo coronavírus, os governantes alegam que o avanço da vacinação e o menor número de casos da Covid-19 no país tornam seguro que as pessoas voltem a descobrir seus rostos após dois anos de pandemia.

Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo já flexibilizaram a medida. Outros estados como Bahia e Paraná já informaram que anunciarão novas normas em breve se os números de contágio e, principalmente, mortes, seguirem em queda.

Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná começa a votar hoje o projeto do governo que prevê o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras contra a Covid-19 em locais abertos no Estado. A proposta que tramita em regime de urgência será votada inicialmente pela Comissão de Constituição e Justiça, e deve chegar ao plenário amanhã. A lei que estabeleceu a obrigação foi aprovada em abril de 2020, e está em vigor há quase dois anos. O projeto foi encaminhado pelo governo na semana passada.

Medicamento

Ministério da Saúde volta a fazer consulta pública sobre tema científico

O Ministério da Saúde (MS) consulta a população da possibilidade de incorporar o medicamento baricitinibe para o tratamento da Covid-19. O uso do medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já foi recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também aprovou o uso do medicamento contra a covid-19. Agora, o ministério ouve a posição de especialistas e da sociedade em geral. Essa não é a primeira vez que o governo decide realizar uma consulta pública para um assunto de cunho científico envolvendo o combate à Covid-19. Em dezembro, o ministério promoveu consulta e audiência pública antes de iniciar a vacinação em crianças menores de 12 anos de idade.

Boletins Covid-19

Dia 14/03

Curitiba
Novos casos 343
Mortes 3
Total
Casos 414.288
Mortes 8.175

Paraná
Novos casos 1.650
Mortes 21
Total
Casos 2.372.304
Mortes 42.448

Brasil
Novos casos 11.287
Mortes 171
Total
Casos 29.380.063
Mortes 655.249