Por g1


A confiança da indústria voltou a recuar em outubro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (27) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi a terceira queda seguida do indicador – que, no entanto, se mantém acima dos níveis pré-pandemia.

O recuo foi puxado pela piora das expectativas do setor, diante da inflação, desemprego elevado e instabilidades econômica e institucional persistentes, ", tornando a conjuntura futura mais incerta e menos favorável a planos de expansão da produção", afirma em nota Claudia Perdigão, economista do FGV IBRE.

Neste mês, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) cedeu 1,2 ponto, a 105,2 pontos, dando sequência à queda registrada a partir de agosto, depois de subir pelos quatro meses anteriores.

Índice de confiança da indústria — Foto: Economia g1

O Índice de Situação Atual (ISA), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, recuou 0,9 ponto em outubro, a 108,3 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE), indicador da percepção sobre os próximos meses, caiu 1,0 ponto, para 101,9.

Dados do IBGE divulgados no início de setembro mostraram que a produção industrial brasileira registrou retração de 0,7% em agosto na comparação com o mês anterior, ficando 2,8% abaixo do patamar de fevereiro do ano passado, no cenário pré-pandemia.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!