Setor Automotivo

Peugeot prepara o seu Fiorino

Furgão compacto Partner Rapid será o primeiro modelo com plataforma compartilhada da Stellantis na região

FernandoMiragaya
Fernando Miragaya
  • 06/05/2022 - 12:32
  • um minuto de leitura
    
             Peugeot Partner Rapid já começou a ser produzido em Betim (MG)
    Advertisement

    A sinergia, uma das principais estratégias do ainda novo Grupo Stellantis, começa a ganhar vida no país. A Peugeot confirmou a produção do Partner Rapid, o minifurgão que nada mais é que o Fiat Fiorino com o emblema da marca francesa. O modelo será apresentado oficialmente no ́próximo dia 12 de maio.

    Fabricado em Betim (MG), o Partner Rapid é praticamente um clone do comercial leve da montadora italiana. As únicas diferenças ficarão na grade e nos emblemas com o leão da marca francesa na frente e atrás, e também no volante, além do nome do modelo na lateral. No mais, tudo é compartilhado - como pode ser constatado, mais abaixo, nos flagras do site Autos Segredos do carro já no pátio da unidade mineira.

    Plataforma e mecânica compartilhadas

    O conjunto mecânico será idêntico ao do Fiorino. O Partner Rapid será equipado com o veterano motor 1.4 Fire, com 86/84 cv e 12,2/11,8 kgfm aliado ao câmbio manual de cinco marchas - o propulsor recebeu ajustes na renovação da linha do furgão da Fiat, no fim de 2021, para atender ao Proconve L7.

    As capacidades serão parecidas com as do irmão da Fiat. O compartimento para mercadorias tem volume de mais de 3.300 litros e a carga útil é de 650 kg. Controles de estabilidade, tração e subidas, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, banco do motorista com regulagem de altura, alarme, chave com telecomando das portas e faróis de neblina são esperados como itens de série.

    Vida dura pela frente

    
             Rapid será o Fiorino com grade da Peugeot, conforme revela o flagra do jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos

    O Partner originalmente Peugeot chegou ao Brasil em 1999, inicialmente na variante furgão e depois na configuração para passageiros - que durou até 2013. Importado da Argentina, em 2018 ainda ganhou motor 1.6 16V de origem PSA Peugeot Citroën, mas deixou de ser vendido no ano passado.

    Com o seu retorno nesta “nova geração”, o Partner será o terceiro comercial leve da Peugeot disponível no mercado brasileiro. A marca atualmente ja vende os furgões Boxer e Expert - este, inclusive, com uma versão elétrica.

    A marca francesa aposta em um serviço diferenciado no pós-venda e no ganho de escala para emplacar o Partner e atrair clientela pelo custo/benefício. A tarefa não será fácil. Atualmente, o Fiorino domina mais de 97% do segmento de furgões compactos. 

    Mesmo quando tinha “rivais”, a supremacia da Fiat na categoria era plena. No acumulado de 2021, foram mais de 20 mil unidades de Fiorino emplacadas, segundo dados da Fenabrave. No segmento, o antigo Partner ficou em terceiro, com 528 carros vendidos, atrás até do falecido Doblò cargo, que entregou quase mil unidades no período.