Mobility Now

Nasce escola com foco na formação de profissionais para o mundo dos carros elétricos

GreenV Academy vai oferecer cursos para capacitar vendedores e até profissionais que querem aprender a instalar um carregador

vitor
Vitor Matsubara
  • 16/02/2022 - 10:00
  • um minuto de leitura
    
             Escola online promete grade curricular com 17 cursos de formação

    A GreenV pretende ajudar quem deseja trabalhar com carros elétricos ou simplesmente gostaria de saber mais sobre eletrificação veicular. A empresa prepara o lançamento da GreenV Academy, primeiro centro de ensino online dedicado ao estudo e treinamento de profissionais interessados em aprender mais sobre a eletrificação de veículos.

    “Estamos desbravando um mundo novo nos setores automotivo e de energia, e hoje temos desde profissionais que já conhecem o setor até outros que não têm ideia do que está acontecendo. Nosso objetivo é fomentar o mercado por meio da formação de profissionais capazes de trabalhar no processo de eletrificação da indústria automotiva”, conta Junior Miranda, CEO da GreenV.

    A grade curricular prevê 17 cursos de formação, sendo um deles totalmente gratuito. Os temas vão desde a introdução à mobilidade elétrica (incluindo conceitos básicos, como tipo de veículos elétricos, tempo de recarga, plugues e tomadas para carregamento e tipos de aplicação), passando por treinamento e qualificação de pessoal de vendas até um curso dedicado à indústria.

    Haverá também um curso dedicado à instalação de carregadores para veículos elétricos.

    A empresa ainda não anunciou a data do início das atividades da GreenV Academy. A iniciativa será financiada graças a um aporte de R$ 22 milhões realizado por um fundo americano.

    Pioneira na instalação de carregadores

    Fundada em 2013, a empresa se especializou no desenvolvimento de soluções de infraestrutura para veículos elétricos e participou das fases iniciais da eletrificação de automóveis de passeio no Brasil.

    A GreenV foi parceira da Schneider Electric no projeto de construção de estações de carregamento da BMW do Brasil. No total, a empresa instalou 300 pontos de recarga em locais de grande circulação, como postos de combustível e shopping centers, entre os anos de 2014 e 2016.

    “"Precisávamos desenvolver um modelo personalizado para a implantação do projeto BMW no Brasil, pois os modelos europeu e americano não funcionariam aqui. Com base em um levantamento completo, localizamos o projeto, definimos o modelo e no fim de 2014 instalamos o primeiro carregador do país para um cliente pessoa física BMW e demos start no primeiro projeto B2C do país”, relembra Junior.

    Nos últimos anos, a GreenV fechou projetos com empresas que investem na eletromobilidade, como a Enel e o Itaú, que prepara o lançamento comercial do programa de compartilhamento de carros elétricos VEC Itaú.

    A GreenV também participou como colaboradora nos lançamentos dos modelos Nissan Leaf e Mercedes-Benz EQC, além de realizar a instalação do único ponto de recarga ultrarrápida (350 kW) de São Paulo, localizado em uma concessionária Porsche.