Os carros elétricos da Tesla começam a chegar ao Brasil. A operação mais robusta do momento é comandada pelo grupo Osten, que pretende ampliar a oferta.Nesta sexta, a empresa recebeu a autorização ilimitada de importação concedida pela Secretaria de Comércio Exterior, ligada ao Ministério da Economia.
O desafio, contudo, é conseguir os carros de Elon Musk.
A Osten, que possui ainda concessionárias das marcas BMW, Jeep, Jaguar Land Rover e Triumph (motos), vendeu 11 carros da Tesla desde março. A empresa iniciou a operação em São Paulo em meio à segunda onda da pandemia de Covid-19, que levou ao fechamento do comércio. Aos problemas locais se somaram os globais, como falta de peças para montagem de carros e a alta demanda pelos veículos elétricos.
“Há dificuldade de obter pedidos na fábrica, mas temos um agente vasculhando as lojas da Tesla para mandar o que conseguir, e o que chega já vem praticamente vendido”, diz André Bittar, gerente de novos negócios do grupo Osten.
Foi por meio dessa busca constante que a empresa conseguiu encomendar uma unidade da picape Cybertruck, cujas linhas retas remetem a um tratado de geometria.
A versão que vai desembarcar no Brasil em breve tem autonomia para rodar 800 quilômetros com uma carga completa e oferece espaço para seis ocupantes. O preço ficará por volta de R$ 950 mil.
O grupo Osten oferece também a possibilidade de locação de longo prazo, com plano de 48 meses. No caso da picape, o valor mensal seria de R$ 19,8 mil, mas pode variar para mais ou para menos de acordo com a cotação do dólar.
Contudo será difícil ver uma outra Cybertruck no Brasil tão cedo. Bittar explica que as encomendas globais cobrem entre dois e três anos da capacidade de produção da Tesla. Para antecipar a importação, só mesmo com desistências,
Se houver disponibilidade, os carros trazidos pela Osten chegam ao Brasil em cerca de dois meses e meio, segundo o executivo. A opção mais em conta é o Model 3, cotado por a partir de R$ 475 mil. Por esse preço, o sedã oferece 280 cv de potência e autonomia para rodar 420 quilômetros.
Os carros vêm com adaptadores para diferentes tipos de tomada —a Tesla tem seu próprio padrão.
Bittar afirma que o grupo Osten pretende importar outras marcas de carros elétricos. A recém-lançada Lucid Motors está entre os alvos, com carros que ocupam o mesmo nicho da Tesla.
Outras opções estão no mercado chinês, que vem sendo monitorado —e isso abre a possibilidade de trazer veículos mais em conta. Bittar diz que a empresa aguarda a evolução de alguns produtos para fechar contratos de importação.
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