Meritor compra divisão de veículos comerciais da Siemens

Negócio foi avaliado em 190 milhões de euros e deverá ser fechado ainda em 2022

redacao-ab
Redação AB
  • 20/05/2022 - 14:59
  • um minuto de leitura

    A Meritor anunciou na sexta-feira, 20, a compra da divisão de veículos comerciais da Siemens, em negócio que envolve € 190 milhões. A projeção das empresas é de que a transação seja concluída ainda este ano após processo de aprovação das autoridades antitruste.


    SAIBA MAIS:

    > Radar Podcast: Por que as fusões e aquisições vão se intensificar no setor automotivo


    "O negócio oferece tecnologias que aumentarão nossa capacidade de oferecer soluções elétricas para o mercado global de veículos comerciais", disse Chris Villavarayan, CEO da Meritor. "A equipe qualificada e o portfólio de produtos elétricos fortalecem os negócios da Meritor à medida que avançamos em direção à aquisição antecipada pela Cummins."

    A divisão de veículos comerciais da Siemens comprada pela Meritor tem aproximadamente 200 funcionários na Alemanha, China e Estados Unidos, e produz sistemas de acionamento elétrico de alto desempenho, como acionamento direto e motores elétricos, inversores, software e serviços.

    Cummins aprova compra feita pela Meritor

    Em comunicado, a empresa informou que a Cummins concordou com a transação. Em fevereiro, a fabricante de motoresanunciou a compra da Meritor por US$ 3,7 bilhões.

    Segundo as companhias, com a aquisição, o objetivo é complementar forças para oferecer soluções de transporte de baixo impacto ambiental economicamente viáveis aos clientes.

    “A aquisição da Meritor é um marco histórico para a Cummins. A Meritor é uma das grandes líderes da indústria e o acordo nos ajudará a resolver um dos desafios mais críticos da nossa era: o desenvolvimento de soluções de carbono zero que sejam viáveis comercialmente e que possam ser aplicadas industrialmente”, declarou à época Tom Linebarger, CEO da Cummins.

    O executivo acrescentou que o acordo também “vai acelerar o crescimento da Meritor nos mercados de eixos e freios”, segmentos nos quais a empresa é líder.