Setor Automotivo

Volkswagen vai extinguir 60% de seus modelos a combustão até 2030

CFO reafirma meta da montadora de eliminar carros desse tipo na Europa

redacao-ab
Redação AB
  • 06/04/2022 - 16:18
  • 57 segundos de leitura

    Advertisement

    O CFO da Volkswagen, Arno Antiltz, declarou ao jornal Financial Times que a montadora irá extinguir 60% de seus modelos a combustão na Europa até 2030. O atual portfólio conta com cerca de 100 modelos desse tipo espalhados por diversas marcas.

    A Volkswagen tem voltado suas atenções aos carros elétricos. Em 2021, a empresa vendeu 263 mil veículos desse tipo globalmente, um salto de 97% em relação a 2020. Em junho do ano passado, o CEO Klaus Zellmer declarou que a montadora pretende parar de vender totalmente os modelos a combustão na Europa até 2035, com os mercados americanos e chinês seguindo essa medida posteriormente.

    “O objetivo-chave não é o crescimento”, disse Antlitz ao jornal. “Estamos [mais focados] na qualidade e em margens [de lucro] do que em volume e market share”, afirmou. Isso pode significar um distanciamento dos modelos populares e o foco em carros mais caros e premium. Com a tendência mundial a diminuir o acesso de carros a ambientes urbanos, essa pode ser uma estratégia coerente.

    A Volkswagen era a maior montadora do mundo em volume até perder esse título para a Toyota em 2020. No entanto, com a chegada da pandemia e da crise de chips semicondutores, várias fabricantes se viram obrigadas a diminuir a oferta de modelos, o que significou preços mais caros. Com isso, Volkswagen, Mercedes e BMW tiveram lucros recordes no ano passado mesmo vendendo menos. Agora, as empresas sinalizam que essa é uma tendência que pode ter vindo para ficar.