São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

03/10/2020

CBA obtém crédito verde para fomentar exportações

(04/10/2020) – A CBA – Companhia Brasileira de Alumínio anunciou a conclusão da captação de R$ 500 milhões por meio de financiamento verde. Os recursos estão sendo aplicados na promoção de melhorias no processo produtivo, de modo a gerar benefícios socioambientais tangíveis para a cadeia do alumínio, buscando ainda fomentar as exportações da empresa.

Como instrumento financeiro, a empresa utilizou a NCE – Nota de Crédito à Exportação. De acordo com a CBA, no Brasil a empresa é pioneira na emissão de uma NCE Verde utilizando parecer técnico, já que uma consultoria especializada foi responsável pela análise da companhia e seus principais projetos socioambientais. Além disso, a iniciativa reafirma o compromisso com as práticas de ESG – Meio Ambiente, Social e Governança (sigla traduzida).

“A sustentabilidade é o princípio que orienta e estrutura as ações e projetos da CBA para melhoria da competitividade e geração de valor percebido para clientes, fornecedores, empregados e a sociedade. A intensificação dessa jornada é reflexo de um compromisso de longo prazo, que tem sido impulsionado por uma crescente demanda por soluções em alumínio com reduzido impacto ambiental, especialmente no mercado internacional”, destaca Luciano Alves, diretor financeiro da CBA.

A primeira captação – com prazo de oito anos – é fruto de um acordo bilateral firmado no início do ano com o Bradesco. A segunda, realizada junto ao Santander, foi fechada em agosto e tem validade de quatro anos. Em ambas as captações, a CBA deve fornecer informações sobre alocação dos recursos e indicadores de desempenho dos projetos verdes que visam redução da emissão de gases de efeito estufa, a diminuição da geração de resíduos e do consumo de insumos. Os projetos também são dedicados à gestão sustentável de recursos naturais que envolvem a redução no consumo de água.

Estratégia de sustentabilidade – A CBA parte acredita que quatro tendências devem influenciar a empresa a longo prazo: planeta sob pressão, hiper transparência nas relações, diversificação da matriz energética e mudança no padrão de produção. A partir destas tendências, foram definidos oito temas para realização de iniciativas e estabelecimento de metas até o ano de 2025.

Em novembro de 2019, a CBA conquistou a certificação de padrões internacionais de Performance e Cadeia de Custódia da ASI (Aluminium Stewardship Initiative), organização sem fins lucrativos, que define as melhores práticas globais para o desempenho de sustentabilidade para a indústria do alumínio. No mesmo ano, a empresa se tornou signatária do Pacto Global, iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas para estimular a adoção de políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Em 2020, a companhia aderiu ao compromisso com o clima promovido pelo Science Based Targets, iniciativa conjunta do Pacto Global, CDP, World Resources Institute e WWF.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.