VWCO celebra um ano de testes de caminhão elétrico e-Delivery na Ambev

Modelo percorreu mais de 15 mil quilômetros, deixando de consumir 3,3 mil litros de diesel

Por REDAÇÃO AB
  • 21/08/2019 - 18:45
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura

    Um ano após o anúncio da parceria com a Cervejaria Ambev para o fornecimento de 1,6 mil caminhões elétricos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra os resultados obtidos com os testes do caminhão elétrico e-Delivery em condições reais de operação. Neste período, foram percorridos mais de 15 mil quilômetros, deixando de soltar 11 toneladas de CO2 na atmosfera em comparação a um modelo equivalente com motor a combustão. Da mesma forma, o caminhão movido a bateria deixou de consumir mais de 3,3 mil litros de diesel.

    Para os testes, foram utilizadas duas versões: um e-Delivery 4x2 de 11 toneladas de PBT, que rodou por 30 dias, e seu substituto versão 6x2 com 13 toneladas de PBT, que continua em testes e realizando entregas de bebidas em São Paulo.

    “Os resultados dessa primeira etapa de testes em condições reais de distribuição numa metrópole como São Paulo superaram as nossas expectativas e provaram que a tecnologia da VW Caminhões e Ônibus está na rota de desenvolvimento mundial e, mais do que isso, de viabilidade da aplicação elétrica junto com a Cervejaria Ambev. Graças à nossa parceria, que já dura mais de vinte anos, fomos os primeiros a desenvolver veículos vocacionais para distribuição de bebidas. E agora, mais uma vez, saímos juntos na frente, tornando a era elétrica uma realidade”, afirma o presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes.



    A tecnologia empregada no e-Delivery permite que 43% da energia utilizada pelo caminhão vem do próprio sistema regenerativo de freios do veículo. Durante os testes, o caminhão é abastecido com energia limpa em um ponto de recarga sustentado com painéis solares instalados no centro de distribuição da Ambev, no bairro da Mooca, capita paulista (veja vídeo abaixo). A Ambev prevê a inauguração de 30 plantas solares pelo Brasil até março de 2020: elas vão produzir eletricidade o suficiente para abastecer 100% dos 94 centros de distribuição da companhia pelo País. Com isso, 100% dos caminhões elétricos serão alimentados por energia renovável quando a frota estiver completa.

    A parceria da VW Caminhões e Ônibus com a Ambev inclui testes e a venda de 1,6 mil caminhões elétricos até 2023, o que corresponde a 35% da frota da distribuidora de bebidas. Além disso, as empresas cooperam entre si para a criação de um modelo de negócio a fim de viabilizar o uso da propulsão elétrica, gerando uma rede de sustentabilidade para o mercado logístico global.