SESI lança plataforma para auxiliar MPEs no cumprimento da NR-01

O SESI Facilita permite que empresas desenvolvam, de forma gratuita, o programa de gerenciamento de riscos exigido pela nova norma regulamentadora

O Serviço Social da Indústria (SESI) promove, na quinta-feira (28) às 14h30, debate virtual sobre o impacto da nova NR-01 na gestão de risco das micro e pequenas empresas. O evento marca o lançamento do SESI Facilita PGR, plataforma que conta com sistema de inteligência artificial com mais de 240 atividades e permite que as empresas desenvolvam gratuitamente o programa de gerenciamento de riscos (PGR), exigido na nova Norma Regulamentadora n.1 (NR-01).

No portal SESI Facilita, os usuários inserem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, no ato, já são informadas se estão enquadradas nas regras para adesão ao serviço. A plataforma traz um formulário para que empresas informem seu ramo de atividade e a própria plataforma apresenta um rol de processos produtivos que podem ser desenvolvidos, com mapeamento de possíveis riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Os usuários só precisam selecionar os processos que existem efetivamente na empresa, incluir setores que não foram mencionados e relacionar os funcionários que estão em cada processo produtivo. O sistema se encarrega de fazer as correlações e listar os possíveis perigos existentes em cada processo para que seja realizada a avaliação de riscos. Por fim, o sistema sugere as ações necessárias para que a empresa possa elaborar seu plano de ação para reduzir os riscos encontrados.


“O SESI Facilita contribui com o processo de desburocratização e simplificação das normas regulamentadoras, principalmente para os micros e pequenos negócios”, afirma a gerente-executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Katyana Aragão.


Mais sobre o lançamento da plataforma

O debate, que foi transmitido pelo YouTube do SESI, contou com a participação do diretor superintendente do SESI, Rafael Lucchesi; do diretor de Operações do SESI, Paulo Mól; do subsecretário de Inspeção do Trabalho do Ministério de Trabalho e Previdência, Rômulo Machado e Silva; do vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Manoel Carlos de Oliveira Júnior; e do gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, César Reinaldo Rissete.

Lucchesi apresentou a plataforma e destacou o cumprimento da LGPD. "A plataforma SESI Facilita foi criada para desburocratizar e incentivar o cumprimento das normas regulamentadoras de Saúde e Segurança no Trabalho. O empresário é orientado e acompanhado durante o preenchimento dos formulários necessários, mas a plataforma é autoinstrucional. Além da praticidade, o site é seguro e cumpre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)", explicou Lucchesi. 

Já Paulo Mól e Manoel Carlos falaram da importância entre as MPEs e os contadores. "Quando a NR1 foi reformulada e apresentada, nós recebemos várias demandas, pois é com os contadores que as MPEs vão buscar respostas. As mudanças propostas gerariam custos adicionais e ainda estamos saindo de uma pandemia que afetou todas as empresas brasileiras. Por isso, os empresários ficaram tão preocupados. Mas a função do CFC é colaborar, é informar e ajudá-los a entenderem como funcionam essas mudanças. A plataforma SESI Facilita vem de encontro a essas necessidades da desburocratização", relatou o vice-presidente do CFC.

"Muito da saúde e segurança das nossas micros e pequenas empresas depende do trabalho e competência dos contadores, por isso temos como parceiro o Conselho Federal de Contabilidade. É importante mostrar esse trabalho coletivo. Estamos aqui juntos para construir produtos como o SESI Facilita, que foi criado em prol da saúde e segurança do trabalho para MPEs", destacou Mól. 

Relacionadas

Leia mais

Como o SESI pode ajudar micros e pequenas empresas a atenderem a nova NR1?
Negociação coletiva ajudou a preservar empregos  na pandemia, mostra consulta da CNI
Indústria 4.0: 69% das indústrias brasileiras fazem uso de tecnologia digital

Comentários