Por Alexandro Martello, g1 — Brasília


O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (8) que a integração do mercado digital dos países do Mercosul (Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina) é um aspecto fundamental para a modernização do bloco regional, revendo assim "arranjos obsoletos".

A declaração foi dada na abertura de evento da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e do Ministério das Relações Exteriores.

"É justamente nessa oportunidade para modernização do Mercosul que nós temos que incluir essa pegada digital, essa nova dimensão, que transforma nosso mercado em extraordinariamente atraente e, ao mesmo tempo, moderno, para que sigamos no projeto de integração global", declarou Paulo Guedes.

Paulo Guedes anuncia redução de 10% nas tarifas de importação até o final do ano

Paulo Guedes anuncia redução de 10% nas tarifas de importação até o final do ano

Redução de tarifas

Na semana passada, o governo anunciou a redução em 10% das tarifas de importação de cerca de 87% dos itens sujeitos ao imposto, exceto os já abrangidos pelo Mercosul, com o objetivo de tentar conter a inflação. A redução das alíquotas será válida até 31 de dezembro de 2022.

Nesta segunda-feira, Guedes declarou, sobre a redução de tarifas, que é importante ter acesso e atenção s necessidades internas de forma reduzir o custo de comida e itens essenciais para a população.

"Tivemos a colaboração de nossos parceiros do Mercosul para redução da TEC, ainda que temporária e moderada. Estamos indo na direção correta de modernização", disse.

Comércio eletrônico

Ainda no discurso desta segunda, Guedes afirmou que o comércio eletrônico está em "ritmo muito acelerado" de crescimento.

"O Brasil é o quarto maior mercado digital do mundo e o segundo maior mercado do hemisfério. São R$ 35 bilhões em vendas de janeiro a março, relativamente pouco tempo, e aumento de 72% nas vendas comparado com o mesmo período de 2020", afirmou.

De acordo com ele, a integração digital dos países do Mercosul é uma oportunidade para o bloco no processo de modernização e integração global.

"Criamos o Mercosul como uma ferramenta, uma plataforma de integração global antes que se criasse Zona do Euro, antes que se criasse a Aliança do Pacífico. Tivemos uma visão antecipatória e criamos uma belíssima ferramenta para auxiliar a integração competitiva da nossa região na economia global. Perdemos um pouco esse elã (impulso inicial), ficamos para trás nessa corrida de integração global", afirmou Guedes.

Ele lembrou que, em abril, foi fechado um acordo dentro do Mercosul para regras de comércio eletrônico, envolvendo regras de transferências, localização de dados e direitos aduaneiros, entre outros.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1