Em outubro, a Koenig & Bauer recebeu um grupo de empresários do Ceará com o objetivo de compartilhar as novidades voltadas ao mercado de embalagens. Após uma recepção em São Paulo, o time da Koenig & Bauer chamou os convidados para uma apresentação liderada por Paulo Faria, diretor geral da companhia no Brasil. O executivo reforçou o compromisso da fabricante alemã em oferecer equipamentos cada vez mais produtivos e customizados para o perfil de cada gráfica.

“Enxergamos a indústria gráfica como um ambiente que necessita de soluções práticas e produtivas. É por isso que a Koenig & Bauer investe em sistemas automatizados, responsivos e alinhados com a indústria 4.0. Nossos clientes têm a visão completa dos equipamentos e, consequentemente, conseguem gerenciar melhor as demandas que entram em máquina”, explica Faria.

Na sequência, a comitiva partiu para visitar as instalações da FuturaIM e conhecer de perto a Rapida 106-8 SW LED. Com alta qualidade de impressão e trocas rápidas de trabalhos, a impressora conta com o sistema de inspeção em linha Qualitronic Color Control que é capaz de checar cada folha graças à tecnologia de servo motores que proporciona operações simultâneas e independentes.

No segundo dia aconteceram as seguintes visitas: Nilpel e Nitoli. Na Nipel, os empresários conheceram de perto um parque gráfico que se tornou referência na América Latina. Altas tiragens, máxima produtividade e eficiência na logística foram alguns dos diferenciais expostos.

No último dia a caravana partiu rumo à Nitoli Indústria Gráfica que trabalha com foco na confecção de embalagens e produtos promocionais. Seus diferenciais são agilidade e performance em embalagens de alto valor.

O Circuito da Inovação contou com a realização do Sindgrafica-CE e apoio do Sebrae e FIEC. “Nosso grupo, composto por 16 empresários, foi muito bem recebido por todos. O evento foi de uma riqueza imensurável, visitamos algumas indústrias gráficas que produzem os mais diferentes tipos embalagens”, comenta Fernando Hélio Martins Brito, presidente do Sindgrafica-CE e diretor comercial e marketing da Sobral Gráfica.

“O encontro se tornou ainda mais importante se levarmos em consideração o atual cenário de retomada da economia. No Ceará, as indústrias estão voltando a alcançar níveis interessantes de produção. Agradecemos a oportunidade e vamos em busca de resultados melhores”, acrescenta Fernando Helio.
Devido ao sucesso do evento, a ideia é que o Circuito da Inovação, criado pela Koenig & Bauer Brasil, receba gestores de gráficas de outras regiões do Brasil.

“Destacamos a ótima recepção em todas as gráficas. As empresas abriram as portas e deixaram nossos convidados à vontade. Entendemos que a troca de informação é importante para mostrar aos empresários que há caminhos que podem e devem ser explorados. E o segmento de embalagens é um deles”, indica Faria.

Aliás, a produção física de embalagens cresceu 6,8% no segundo trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado de acordo com o Estudo ABRE Macroeconômico da Embalagem e Cadeia de Consumo no Brasil, sob a chancela do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV).

Tudo indica que o PIB da indústria de embalagem fechará 2021 com taxa de crescimento de 4,8% em comparação a 2020. Ainda conforme o estudo, em 2021, o valor bruto da produção física de embalagens pode atingir o montante de R$ 92,9 bilhões – aumento de 22,3% em relação aos R$ 75,9 bilhões alcançados em 2019.

Outra notícia boa é que o termo normalização da economia é realidade. Estudos comprovam que dos 13 mais importantes setores da indústria brasileira, 10 já retomaram – ou superaram – os níveis de atividade. São números, expectativas e previsões que contribuem para o fortalecimento da indústria gráfica. Funcionam como efeito cascata onde, em determinado momento, um nicho está mais forte do que o outro.

Website: http://www.koenig-bauer.com.br