Mobility Now

Kombi elétrica autônoma circula por ruas pela primeira vez. Veja vídeo

Modelo vinha sendo testado em ambiente controlado; objetivo da VW é oferecer veículos autônomos para diferentes serviços

redacao-ab
Redação AB
  • 14/04/2022 - 18:24
  • um minuto de leitura

    Pela primeira vez, a kombi elétrica da Volkswagen percorreu as ruas de Munique, na Alemanha, de forma autônoma. Até então, o piloto automático do ID. Buzz vinha sendo testado apenas em pistas controladas. Assista ao vídeo.

    Durante o trajeto, estavam a bordo o CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, e o diretor da Argo AI em Munique, Alex Haag. Além de um piloto de testes, sentado no banco do motorista e responsável por agir em uma situação de emergência. No vídeo divulgado pela VW, a kombi adesivada com o logo da montadora percorre as ruas de Munique, enquanto os passageiros explicam sobre o funcionamento do carro.

    A direção autônoma só é possível graças a uma série de recursos responsáveis por mapear trajeto e tráfego, como módulos LIDAR, múltiplos sensores e câmeras instaladas no teto, retrovisores, para-choque e outros pontos do veículo. Ao todo, são 11 radares, 5 LIDARs de curto alcance, 14 câmeras e um LIDAR de longo alcance posicionado no teto do veículo e que permite a visão 360º.

    “O sistema de fusão e rastreamento constrói um modelo de ambiente baseado em tudo o que é visto e detectado na rua. Depois, transmite isso para o módulo de previsão futuro, e na sequência para o planejador, para o controle e depois para o veículo”, explica Alex Haag.

    Muitos desafios ainda pela frente

    Haang reconhece, no entanto, que o sistema autônomo ainda não é perfeito e precisa continuar sendo aperfeiçoado para responder a diferentes situações, com o máximo de segurança possível para o motorista, os passageiros e os pedestres em torno. Um dos desafios para o carro autônomo é interpretar a intenção de um pedestre. “Por exemplo, um pedestre na calçada: nem sempre é fácil para o veículo prever que a pessoa não vai se mover. Como humanos, nós conseguimos saber disso, mas é mais difícil ensinar para um computador.”

    Os veículos autônomos são parte da estratégia da VW. Em 2025, a empresa espera ter veículos que andam sozinhos circulando por Hamburgo e Munique, com a ambição de participar da mobilidade urbana de diversas formas. “Queremos ir onde as pessoas precisam de mobilidade. Queremos fazer parte do sistema de transporte público no futuro, e também pretendemos fazer alguns negócios de bens e serviços de imprensa”, afirmou o SVP de Veículos Comerciais da Volkswagen, Christian Senger.