Mobility Now

ZF usa aço verde e deixará de emitir 475 mil toneladas de CO2

Empresa firma parceria com startup 52 Green Steel para fornecimento de material sustentável a partir de 2025

redacao-ab
Redação AB
  • 20/05/2022 - 16:42
  • 59 segundos de leitura

    A ZF firmou acordo de longo prazo com a startup sueca H2 Green Steel para fornecimento de aço verde. Entre os anos de 2025 e 2032, a startup fornecerá 250 mil toneladas de aço sustentável anualmente à empresa automotiva. A quantidade representa 10% das atuais necessidades de aço da ZF e vai evitar a emissão de cerca de 475 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera.

    A compra de materiais produzidos de forma sustentável, como o aço verde, é uma das estratégias da empresa alemã para reduzir cada vez mais sua pegada de carbono. Por ano, a ZF processa, direta e indiretamente, cerca de 2,5 milhões de toneladas de aço no mundo. 

    Como é a produção do aço verde

    O aço verde da Green Steel será produzido por meio de um processo integrado, totalmente digitalizado e com uso de eletricidade abastecida por fontes de energia renováveis e hidrogênio verde, em vez da siderurgia tradicional que utiliza o carvão. O hidrogênio reage com o minério de ferro de forma semelhante ao carbono, resultando na extração de oxigênio. A diferença é que em vez de emitir CO2, o principal subproduto do processo é a água.

    "Acreditamos que, trabalhando em estreita colaboração com fornecedores sustentáveis, podemos reduzir significativa e sustentavelmente as emissões. A cooperação com a H2 Green Steel é um excelente exemplo disso", disse o responsável pela sustentabilidade, gestão ambiental e segurança do Grupo ZF, Michael Karrer. Segundo a empresa alemã, também há conversas com demais fornecedores do setor de aço verde para explorar novas oportunidades de fornecimento.