Por quê?

Especialistas da plataforma Por Quê?, iniciativa da BEĨ Editora, traduzem o economês do nosso dia a dia, mostrando que a economia pode ser simples e divertida.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Por quê?

Mercado de aluguel de ações

Pouco conhecido pelo grande público, entre outras coisas, esse mercado permite aos investidores vender ações de uma empresa da qual sabem algo de ruim mesmo sem possuí-las

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apesar de muito importante para o funcionamento do mercado de ações, o mercado de aluguel de ações é pouco conhecido pelo grande público. Entre outras coisas, esse mercado permite aos investidores vender ações de uma empresa da qual sabem algo de ruim mesmo sem possuí-las. De fato, estudos acadêmicos mostram que o mercado acionário é mais eficiente, isto é, os preços refletem melhor a informação disponível, quando o mercado de aluguel funciona bem.

Como qualquer outro, o mercado de aluguel de ações é composto de uma curva de oferta e uma curva de demanda. A curva de demanda é determinada pelos investidores que querem vender a ação, os chamados short-sellers. Já a curva de oferta é determinada pelos investidores que não pretendem vender a ação e aceitam receber uma renda extra pelo seu aluguel. O preço nesse mercado é a taxa de aluguel.

Algumas corretoras permitem que investidores aluguem suas ações para os short-sellers (isto é, os tomadores de aluguel). Essa pode ser uma forma fácil de o investidor obter um dinheiro a mais. Se você está considerando alugar suas ações, aqui vão duas dicas.

Em primeiro lugar, fique atento à taxa de aluguel que estão oferecendo. O mercado de aluguel é um mercado de balcão (a plataforma centralizada que a B3 está implementando parece não estar decolando, infelizmente). Isso significa que cada contrato de aluguel é negociado individualmente: o short-seller e o doador da ação se encontram e negociam a taxa. Assim, é possível que doadores recebam taxas de aluguel muito diferentes pela mesma ação.

Na prática, quem “negocia” a taxa de aluguel a ser recebida é a corretora. Por isso, é importante que você garanta que sua corretora está negociando direitinho por você. Mas como saber qual a taxa justa? Felizmente, a B3 divulga a taxa média por ação de todos os contratos negociados no dia anterior. Utilize esta referência para ver se a taxa oferecida está muito fora da realidade.

Em segundo lugar, os short-sellers sabem mais do que você. Vários estudos acadêmicos mostram que eles são investidores informados. Assim, quando algum short-seller estiver procurando sua ação para alugar, é provável que ele tenha alguma informação ruim sobre a empresa. Portanto, alugue as suas ações caso não esteja pensando em desfazer-se delas no curto prazo. Do contrário, talvez seja melhor se antecipar aos short-sellers e, em vez de alugar, vender suas ações.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.