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Brasil Meio Ambiente

Logística reversa: o pós-consumo também é responsabilidade da empresa

Os fabricantes devem planejar o caminho inverso, aceitando e dando destino adequado a seus produtos descartados
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Logística reversa é um dos caminhos para reduzir os impactos do pós-consumo Foto: Divulgação
Logística reversa é um dos caminhos para reduzir os impactos do pós-consumo Foto: Divulgação

Quando o consumidor decide fazer uma escolha consciente e comprar um item de uma rede de negócio sustentável, não é apenas a etapa de produção que ele leva em conta. O ciclo de vida de um produto vai além, e a fase de descarte – e reaproveitamento – precisa estar dentro da chamada estratégia de logística reversa daquela empresa.

Há até mesmo uma lei, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) , nessa direção. A legislação define que, pela logística reversa, empresas devem aceitar o retorno de seus produtos descartados e dar o destino correto a eles, reinserindo-o em sua cadeia produtiva ou tornando-o insumo de qualidade por outro ciclo.

Para se enquadrar nesse cenário, as empresas têm mudado seus processos de produção visando a maior circularidade. A Natura trabalha com uma política de fortalecimento das cadeias de reciclagem e logística reversa de suas embalagens: 50% dos resíduos gerados retornam para reciclagem e as embalagens da marca contêm 10% de produto reciclado.

Responsabilidade compartilhada

A geração de resíduos é um dos grandes ofensores para emissão de CO2, que conversa diretamente com a pauta climática, entre outros tantos impactos socioambientais.

Para mitigar esses efeitos, a Natura tem como um de seus compromissos a Circularidade e Regeneração, agenda que está sob o guarda-chuva da causa Mais Beleza, Menos Lixo.

O objetivo é que, por meio de inovação em produtos e programas de logística reversa, a empresa consiga zerar o desperdício e coletar mais resíduos do que a quantidade que gera. Assim, é possível impulsionar a circularidade e remunerar as pessoas envolvidas na recuperação dos materiais.

Por isso, em 2017 a marca criou o Programa Natura Elos, que estrutura a cadeia de logística reversa com ação conjunta com seus fornecedores de embalagens, a exemplo de cooperativas, recicladores e fabricantes.

A empresa fomenta a profissionalização de todos os elos da cadeia de reciclados, como a formalização das relações de trabalho e boas práticas de gestão e operação, valorizando a atuação dos catadores que ajudam na coleta e triagem de materiais.

Atualmente, o Programa conta com uma rede de aproximadamente 54 empresas e instituições. São 21 cooperativas de catadores, evolvendo 734 cooperados beneficiados. No ano passado, 10,2 mil toneladas de material reciclado pós-consumo provenientes do programa foram utilizadas pela Natura Brasil.

O volume aumentou em 11% em relação ao registrado no ano anterior, isso em um cenário de pandemia, que atingiu diretamente o trabalho das cooperativas.

As linhas Ekos, Lumina, TodoDia e Séve usam plástico reciclado pós-consumo, garantindo redução média de 43% de gases do efeito estufa.

Estratégias para o retorno das embalagens

Os mecanismos que as companhias encontram para engajar os consumidores e fazer com que eles tenham a preocupação e a disposição de devolver as embalagens ou produtos usados são os mais diversos.

A Puket, por exemplo, trabalha com o projeto Meias do Bem, que recebe e transforma meias usadas em cobertores para população em situação de rua. Já foram arrecadados mais de 1 milhão de pares que viraram 25 mil cobertores entregues juntamente com pares novos de meias às pessoas carentes.

Já a HP, preocupada com descarte incorreto de seus cartuchos de tinta vazios, disponibiliza diversos pontos de coleta, além de se prontificar a retirá-los nas casas dos consumidores, sem custo, mediante agendamento. Os produtos recolhidos são encaminhados para o centro de reciclagem da empresa.

A Natura & Co tem como objetivo, em conjunto com os consumidores, reduzir o volume de resíduos plásticos descartados, possibilitando sua reciclagem e reintegração à sociedade. São mais de 95 lojas da Natura e The Body Shop que recebem embalagens vazias de produtos do grupo. Quem dá sequência ao destino das embalagens é a TerraCycle, parceira do projeto. Desde 2020, quando o programa teve início, já foram arrecadadas mais de 20 toneladas de embalagens, que tiveram uma destinação correta.

“O objetivo é incentivar o descarte correto das embalagens, a reciclagem e a economia circular”, aponta Paula Andrade, vice-presidente de Varejo de Natura &Co.

Está na agenda das empresas repensar sua cadeia visando a circularidade, mas a parceria com os consumidores é fundamental para zerar o desperdício. Juntos, compartilhamos a responsabilidade de conservar o meio ambiente.